domingo, 29 de novembro de 2009

Contraponto 835 - Esquerda ganha no Uruguai

.
29/11/2009

Pesquisas indicam vitória de Mujica no Uruguai;
Lacalle admite derrota

Candidato de esquerda teria obtido 51,2% dos votos.

Foto: Pablo Porciuncula/AFP

José Mujica deixa local de votação em Montevidéu.

Partidários de Mujica já comemoram nas ruas.

Partidários de Mujica já comemoram nas ruas.

Do G1, com agências

O candidato de esquerda do Uruguai, o ex-guerrilheiro José Mujica, ganhou a eleição presidencial deste domingo, segundo uma projeção feita em cima de contagens parciais da consultora Factum. Milhares de partidários da esquerda uruguaia saíram às ruas em uma festa adiantada. O candidato opositor, Luis Alberto Lacalle, também já admitiu a derrota.

Mujica teria obtido 51,2 por cento dos votos, contra 44,9 por cento de Lacalle, segundo informou a Factum pela televisão.

Neste domingo, os uruguaios votaram para eleger o futuro presidente de 2010 a 2015 entre o candidato da governante Frente Ampla, o ex-tupamaro Mujica e o líder do Partido Nacional, o ex-presidente Luis Alberto Lacalle.

Conheça o perfil de José Mujica

No Uruguai o voto é obrigatório e estão habilitadas a votar 2,56 milhões de pessoas, de um total de 3,3 milhões de habitantes. Milhares de residentes no exterior chegaram nos últimos dias ao país para participar da eleição.

O atual presidente, Tabaré Vázquez, oncologista de 69 anos, levou a esquerda pela primeira vez ao poder na história do Uruguai ao derrotar no primeiro turno Jorge Larrañaga, atual companheiro de chapa de Lacalle.

Leia mais notícias de Mundo .
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista