04/02/2014
Jornal GGN - seg, 03/02/2014 - 18:08
- Atualizado em 03/02/2014 - 19:02
Do site Notícias da TV
Por DANIEL CASTRO, em 03/02/2014 · Atualizado às 06h00
A Globo distribuiu na semana passada uma recomendação a todos os
jornalistas da rede para que adotem uma cobertura "equilibrada" da Copa
do Mundo, que ocorre no Brasil de 11 de junho a 13 de julho. A
orientação vale principalmente para os profissionais que trabalham para o
Jornal Nacional.
Os coordenadores de cobertura da Copa de todas as afiliadas foram
orientados a transmitir a repórteres e editores a mensagem de que a Copa
e a seleção brasileira são uma paixão nacional, mas que irregularidades
deverão ser denunciadas e "pautas positivas" deverão ser evitadas, a
não ser que "surjam naturalmente".
Reportagens que mostram como a Copa está beneficiando grupos de
pessoas, como os comerciantes vizinhos a estádios, já não estão sendo
produzidas para o Jornal Nacional.
Jornalistas da Globo entenderam a mensagem da seguinte forma: não
se deve enaltecer a Copa para não passar a mensagem de que a emissora é
aliada da Fifa, organizadora do evento. A rede, enfim, irá cobrir tudo,
sem tirar nem por. Só haverá oba-oba em cima da seleção e seus craques,
caso o Brasil, é claro, faça uma boa campanha.
Apesar do esforço do jornalismo, a Globo é, sim, aliada da Fifa.
Não apenas como detentora dos direitos de transmissão da Copa do Mundo,
mas também como licenciadora de mais de 1.700 produtos do evento, que
deverão movimentar R$ 2 bilhões no varejo, segundo estimativa da
emissora. A Globo já faturou R$ 1,438 bilhão com a venda das oito cotas
de patrocínio das transmissões da Copa.
E, se no jornalismo a ordem é procurar distanciamento, na
publicidade o posicionamento da Globo é de emissora oficial da Copa. A
Globo lançou sábado um novo comercial, chamado Cadeiras, sob o conceito
"Agora Somos um Só", cuja proposta é mostrar "como a televisão, com a
transmissão de uma Copa do Mundo, tem a magia de colocar o país todo na
mesma vibração".
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