quinta-feira, 2 de março de 2017

Nº 20.916 - "JANOT DEVE PEDIR INQUÉRITO CONTRA 30 AUTORIDADES JÁ NA SEMANA QUE VEM"


 02/03/2017 

JANOT DEVE PEDIR INQUÉRITO CONTRA 30 AUTORIDADES JÁ NA SEMANA QUE VEM


Brasil 247 - 2/3/2017  ÀS 04:49


Antonio Cruz/Agência Brasil
Tensão em Brasília: nova "lista do Janot" deve ser divulgada já na semana que vem, com pedido de inquérito ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra pelo menos 30 autoridades; tendo como base as delações da Odebrecht, alvos são senadores, deputados, ministros e até um integrante do TCU (Tribunal de Contas da União); os procuradores também estão finalizando os pedidos de inquéritos a serem apresentados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra governadores suspeitos de receberem propina para facilitar a concessão de contratos da Odebrecht; não está claro ainda quais serão os alvos dos primeiros pedidos, mas sabe-se que os delatores citaram os nomes dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB)

247 - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, trabalha para apresentar, já na próxima semana, os primeiros pedidos de abertura de inquérito com base nas delações de executivos da Odebrecht. A lista pode ser fatal para a carreira de muitos políticos e vem sendo aguardada com forte expectativa desde dezembro passado, quando foram concluídos os acordos de delação com 78 executivos da maior empreiteira do país. Pelo menos 30 pedidos contra ministros, senadores e deputados já estariam prontos para serem apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF).Entre os alvos dos pedidos está pelo menos um ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

"Até o momento, três ministros do tribunal já foram citados nas investigações da Operação LavaJato: Aroldo Cedraz, Raimundo Carreiro e Vital do Rêgo. Os nomes de Cedraz e Carreiro aparecem nas investigações sobre suposto tráfico de influência e venda de informações privilegiadas do advogado Tiago Cedraz, filho do ex-presidente do TCU, para o dono da UTC, Ricardo Pessoa, um dos primeiros empreiteiros a fazer acordo de delação.

Os procuradores também estão finalizando os pedidos de inquéritos a serem apresentados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra governadores suspeitos de receberem propina para facilitar a concessão de contratos da Odebrecht. Não está claro ainda quais serão os alvos dos primeiros pedidos. Mas sabe-se que os delatores citaram os nomes dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Os procuradores estão fazendo a triagem de um extenso material sobre políticos que receberam algum tipo de vantagem da empreiteira, mas não têm foro nos tribunais superiores. As informações serão destinadas a 60 duplas de procuradores ou promotores que participaram ano passado de um esforço concentrado da Procuradoria-Geral da República para interrogar os 78 delatores e concluíram os acordos de delação em tempo recorde, dado o grande volume de dados. E

O envio do material a promotores e procuradores nos estados depende de decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF. Mas, para deliberar sobre cada caso, Janot terá que destacar as acusações que pesam contra cada um dos suspeitos e apontar os motivos legais que justificariam a transferência das investigações para a Justiça de primeira instância."

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista