15/08/2012
R$ 133 bi é um Mega PAC em infra. Xô Urubólogos
Do Conversa Afiada - Publicado em 15/08/2012
Esse conjunto de obras é o maior programa de investimentos em infraestrutura da História do país.
O Ministro Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, expôs um plano de investimentos em estradas e ferrovias de R$ 133 bilhões – R$ 80 bilhões em 5 anos, e R$ 53 bi até 25 anos.
Nos primeiros cinco anos, serão aplicados R$ 42 bi em 7,5 mil/km em estradas; e R$ 56 bi em 10 mil/km em ferrovias, também nos próximos 5 anos.
Como disse Passos, até hoje, o Governo Federal construiu 5,2 mil/km de rodovias.
O Mega-PAC é uma resposta radical a duas décadas de estagnação em investimentos em infra-estutura, cuja ápice foram os anos cinzentos de Cerra e FHC (Cerra era o Ministro do Planejamento (?)).
O que distingue os programas de concessão trabalhista da Privataria Tucana ?
Vencerá a concorrência para fazer uma rodovia a empresa que oferecer a menor tarifa, sem ágio.
Não será permitido cobrar tarifa em área urbana.
E o pedágio só poderá ser cobrado quando 10% das obras forem concluídas.
No caso das ferrovias, a Valec comprará a capacidade de carga e a oferecerá em oferta pública a quem operar respeitar a perspectiva da “redução tarifária”.
Reduz o risco do empresário.
E garante, como disse a Presidenta na solenidade, “menor custo, sem monopólio”.
Para projetar os futuros empreendimentos e articular a política de infra-estrutura, a empresa que vai construir o trem-bala foi transformada em EPL – Empresa de Planejamento e Logística.
Esse conjunto de obras é o maior programa de investimentos em infraestrutura da História do país.
Chama o empresário privado para participar de concessões (à moda trabalhista) nas rodovias e de PPPs na ferrovias.
Como disse a Presidenta, vai “encurtar distâncias”.
Encurtar distâncias geográficas, econômicas – e sociais.
Vai trazer o fundão do Brasil para o centro.
E terá, portanto, consequências políticas.
Vai encurtar a vida dos remanescentes do neolibelismo (*), porque, aqui, o negócio é o Estado como indutor do investimento.
Xô, Urubólogos!
Paulo Henrique Amorim
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