quarta-feira, 1 de abril de 2015

Contraponto 16.407 - "Devolve, Gilmar: Ministro será escrachado"

.
01/04/2015

Devolve, Gilmar: 
Ministro será escrachado

Evento acontecerá nesta quarta (4), na Praça dos Três Poderes

Conversa Afiada - 31/03/2015





Nesta quarta, Gilmar Mendes será escrachado na Praça dos Três Poderes


Nesta quarta (01/4), às 12h, organizações e movimentos sociais, tais como a CUT, MST, Consulta Popular, Marcha Mundial de Mulheres e Levante Popular da Juventude, farão um escracho em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para denunciar o aniversário de um ano do atraso do julgamento do fim do financiamento de empresas às campanhas eleitorais (ADI 4650).

A rejeição ao financiamento de empresas já possui seis votos contra um no STF. No entanto, o ministro Gilmar Mendes suspendeu o processo ao pedir vistas à ação de inconstitucionalidade. De acordo com o regimento do Tribunal, o ministro Mendes já deveria ter devolvido os autos há mais de 300 dias.

“Na prática, a ADI contribui enormemente à democracia e ao combate à corrupção, pois proibindo que empresas financiem a política esta iniciativa retira o principal ponto de contato entre corruptos e corruptores. Além disso, retira a influência do poder econômico das eleições, favorecendo a igualdade de condições das candidaturas e evitando distorções de representatividade de segmentos sociais”, diz trecho da nota escrita pela Campanha do Plebiscito Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, promotora do ato.

Enquanto isso, o Parlamento acelera as votações de pontos que podem mudar as regras eleitorais no Brasil. Mas, no ponto que se refere ao financiamento, o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, já afirmou que é a favor da constitucionalidade do financiamento empresarial de campanha.

Atos similares acontecerão em diversas capitais do Brasil no próximo dia 2/4.


Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1645747602320448/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista