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.16/12/2012
O oligopólio da comunicação do Brasil
Enviado por luisnassif, dom, 16/12/2012 - 11:32
Por Demarchi
Segundo o Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (EPCOM), somente a Rede Globo, Bandeirantes e SBT aglutinam juntas 668 veículos em todo o país. São 309 canais de televisão, 308 canais de rádio e 50 jornais diários. Ainda de acordo com a EPCOM, só a Globo detém 33,4% do total de veículos ligados às redes privadas nacionais de TV e controla o maior número de veículos em todas as modalidades de mídia: 61,5% de TVs UHF; 40,7% dos jornais; 31,8% de TVs VHF; 30,1% das emissoras de rádio AM e 28% das FM.
Relator da ONU defende a democratização da comunicação brasileira
Para Frank La Rue, o problema é que os grandes conglomerados esquecem
que as mídias comunitárias também são imprensa e que as
telecomunicações não podem ser vistas somente pelas óticas do mercado.
Brasil de Fato - da Redação
O relator da ONU Fank La Rue. Foto : Violaine Martin_CC
O relator especial para Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de
Opinião e Expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank La
Rue, defendeu que o governo brasileiro regule a distribuição das
concessões de rádio e TV, com o objetivo de evitar que conglomerados
dominem os meios de comunicação. Nesta quinta-feira (13), La Rue
participou de dois encontros sobre liberdade de expressão e concentração
de mídia no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) e
na Câmara Municipal de São Paulo.
Para La Rue, o problema é que os grandes conglomerados esquecem que
as mídias comunitárias também são imprensa e que as telecomunicações não
podem ser vistas somente pelas óticas do mercado, pois setores mais
pobres “também têm o direito a reproduzir sua cultura para proteger suas
identidades”.
Segundo o Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (EPCOM),
somente a Rede Globo, Bandeirantes e SBT aglutinam juntas 668 veículos
em todo o país. São 309 canais de televisão, 308 canais de rádio e 50
jornais diários. Ainda de acordo com a EPCOM, só a Globo detém 33,4% do
total de veículos ligados às redes privadas nacionais de TV e controla o
maior número de veículos em todas as modalidades de mídia: 61,5% de TVs
UHF; 40,7% dos jornais; 31,8% de TVs VHF; 30,1% das emissoras de rádio
AM e 28% das FM.
Recentemente, La Rue também se posicionou a favor da Ley de Medios da
Argentina, aprovada em 2009, a qual estabelece que qualquer empresa
pode deter no máximo 35% do mercado a nível nacional e 24 licenças. O
Clarín, principal conglomerado de comunicação do país, detém 240
licenças, sendo dono de 41% do mercado de rádio, 38% da TV aberta e 59%
da TV a cabo.
O relator da ONU chegou ao país na terça-feira (11), a convite do
Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), movimento que
reivindica um novo marco regulatório para a mídia. Na sua passagem por
Brasília (DF), encontrou-se com os ministros Paulo Bernardo
(Comunicações), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Gilberto Carvalho
(Secretaria Geral da Presidência).
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