.
31/01/2014
Traumann chega sob fogo pesado da mídia familiar
Do Brasil 247 - 31 de Janeiro de 2014 às 06:45
Jornalista experiente, com passagens bem-sucedidas
pelos principais veículos de comunicação do País, ele já foi criticado
pela Folha de S. Paulo, de Otávio Frias Filho, por dois colunistas do
sistema Globo, Gerson Camarotti e Cristiana Lobo, e pelo blogueiro
Reinaldo Azevedo, de Veja.com; a questão é: de onde vem o medo a um
profissional de perfil moderado, que nem sequer anunciou suas intenções à
frente da Secretaria de Comunicação do governo federal?
A primeira jornalista a demonstrar preocupação com a mudança, na Globonews, foi a colunista Cristiana Lôbo, que apontou uma suposta proximidade maior entre Traumann e dois jornalistas que comandarão a campanha da presidente Dilma à reeleição: João Santana e Franklin Martins (leia aqui sua coluna no G1). Também no sistema Globo de comunicação, Gerson Camarotti comentou que "ataques do PT" motivaram a saída de Helena Chagas (leia aqui). Ele também previu maior "enfrentamento" com a imprensa.
Na Folha, de Otávio Frias Filho, a mudança foi anunciada como uma medida para "mudar a relação com a mídia", destacando ainda o papel da Secom no gerenciamento dos recursos da publicidade governamental (leia aqui). E, em Veja, quem partiu para o ataque foi Reinaldo Azevedo, afirmando que o que está em jogo é a concessão de "mais dinheiro" ao que ele chama de "blogs sujos" (leia aqui).
Curiosamente, Traumann teve passagens bem-sucedidas, como repórter e editor, pelos três veículos que decidiriam criticá-lo: Folha, Veja e Época, que pertence à Globo. Como jornalista, construiu a reputação de um profissional moderado, equilibrado e sempre disposto a ouvir todos os lados envolvidos nas suas apurações. Como porta-voz da presidência da República, manteve relações construtivas com repórteres e editores de todos os veículos. Sobre o que fará na Secom, sua política de comunicação nem sequer foi anunciada, mas o fato é que as primeiras reações dos grupos Folha, Globo e Abril não deixam dúvidas: eles estão com medo. Isso faz sentido?
.
.
No bom sentido!...Um cão inteligente quando passa entre uma matilha de vira-latas vadios a ladrar, ele continua andando firme sem deixar de olha-los a meio ângulo visual, mas não para, apenas toma conhecimento para não ser surpreendido pela matilha!....
ResponderExcluir