domingo, 25 de maio de 2014

Contraponto 13.868 - "Será que querem sufocar o grito da torcida? "

247 - "Na verdade, não é fácil superar o “complexo de vira-lata”. Fomos colônia por mais de 320 anos, e a pior herança dessa condição é a persistência da mentalidade colonizada de servidão voluntária…", disse o ex-presidente Lula, num recente artigo sobre a Copa de 2014.

No mesmo texto, Lula afirmou que a Copa é hoje um dos elementos-chave na sucessão presidencial de 2014. "Recentemente, a Copa do Mundo tornou-se objeto de feroz luta política e eleitoral no Brasil. Á medida que se aproxima a eleição presidencial de outubro, os ataques ao evento tornam-se cada vez mais sectários e irracionais. As críticas, naturalmente, são parte da vida democrática. 

Quando feitas com honestidade, ajudam a aperfeiçoar a preparação do país para esse grande acontecimento esportivo", afirmou. "Mas determinados setores parecem desejar o fracasso da Copa, como se disso dependessem as suas chances eleitorais. E não hesitam em disseminar informações falsas que às vezes são reproduzidas pela própria imprensa internacional sem o cuidado de checar a sua veracidade. O país, no entanto, está preparado, dentro e fora de campo, para realizar uma boa Copa do Mundo – e vai fazê-lo."

Coincidência ou não, o fim de semana foi marcado pela discussão do complexo de vira-latas, depois que Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local, se disse "envergonhado" com os atrasos da Copa e duas revistas semanais – Veja e Época – circularam com capas derrotistas, que disseminam uma imagem negativa do País. Além disso, o site do jornal O Globo publicou uma enquete para checar se os brasileiros também se sentem envergonhados, assim como Ronaldo.

Pode ter sido coincidência, mas também um esforço coordenado que faz parte da disputa eleitoral e que tem a intenção de sufocar o grito abaixo:

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista