.
27/10/2015
Senado pode enterrar hoje a emenda entreguista de Serra
Por Fernando Brito
Avisa-me o amigo Oswaldo Maneschy: está na pauta de hoje do Senado Federal a votação do PLS-131 do Senador José Serra (PSDB-SP) que pretende tira do Brasil – e entregar para petrolíferas estrangeiras – o controle da exploração sobre as jazidas do pré-sal, eliminando os 30% mínimos garantidos para a Petrobras pela Lei da Partilha, além da condição – estratégica para a indústria nacional – de operadora única dos consórcios de exploração das megajazidas de petróleo do pré-sal.
É o oitavo item, como se pode ver na ordem do dia do Senado e sua votação talvez dependa da rapidez da votação da chamada “lei antiterrorismo”, pautada como item terceiro.
Na Câmara, o Governo derrubou a urgência que havia sido concedida a projeto idêntico do líder do DEM, Mendonça Filho, numa das primeiras votações que se realizaram desde a recomposição da base de sustentação de Dilma. O PMDB, comandado por Leonardo Picciani, que havia votado a favor, por orientação de Eduardo Cunha, apoiou em peso a posição governista: 49 votos a cinco, que seguiram a posição de Eduardo Cunha no tema.
Vai estar em jogo o controle da maior jazida de petróleo descoberta no mudo neste século, que ainda mal arranhada pelas sondas, já produz mais de um milhão de barris e vai decuplicar, com o tempo, esta produção, escrevam. E não é só o petróleo: a nossa indústria depende, essencialmente, disso: desde que, em 1997, Fernando Henrique Cardoso quebrou o monopólio da Petrobras, as empresas estrangeiras não encomendaram no Brasil uma única plataforma de exploração ou navio navio petroleiro.
É tirar o petróleo – que a Petrobras achou – dar-nos migalhas, e levá-lo embora.
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista