quinta-feira, 3 de julho de 2014

Contraponto 14.147 - " Neymar dribla o 'mi-mi-mi' e sugere que imprensa 'procure psicólogo' também "

.

03/07/2014


Neymar dribla o “mi-mi-mi” e sugere que imprensa “procure psicólogo” também

 
Tijolaço - 2 de julho de 2014 | 18:37

neymar


Fernando Brito 

Fiquei bem mais tranquilo com o jogo de sexta entre Brasil e Colômbia.

Pedreira, como têm sido pedreira todos os jogos, exceto, talvez, o da própria Colômbia frente ao Uruguai.

No resto das partidas todo mundo sofreu,  se descabelou e até chorou, também.

Aliás, empatamos com os argentinos até em bola na trave no finalzinho.

E, francamente, o que tinha de dúvidas sobre a seleção brasileira ter um líder se desfez hoje.
O garoto que era, na bola, este líder, mostrou que pode ser também nas palavras.

A entrevista de Neymar, em nome do time, foi um espetáculo.

Primeiro, pelo mais importante:

- Estou recuperado, não sinto dor.

E a dor tirou 80% dele durante aquela partida. 80% de Neymar não é pouca coisa, não.
Depois, o guri rebarbou o “mi-mi-mi” sobre a “crise  psicológica” da seleção.

- Não temos de ficar pensando em pressão. Estamos jogando no quintal de casa, a torcida é nossa e temos de estar felizes dentro de campo.

Recusou o vedetismo:

- Na minha primeira entrevista coletiva na Copa, eu falei que não queria ser artilheiro da competição, craque, nada disso, só quero o título.

Defendeu o companheiro mais questionado:

-”Fred é jogador que necessita de bola, é o nosso centroavante, o goleador, temos nos cobrado muito para que a gente possa deixá-lo mais na cara de gol. Espero que nesse jogo possa deixá-lo 50 vezes na cara do gol porque sei que ele vai marcar 51 gols”.

E a equipe inteira:

-Ninguém está com problema emocional, foi um jogo emocionante e todos ficaram emocionados.

O garoto que não tremeu no pênalti decisivo, que marcou quatro de nossos seis gols e que recebe a carga de 200 milhões de esperanças se portou melhor que muito “sabichão” que espalha regras e desculpas.

Pelé chorou em 1958, ao vencer, chorou em 62 ao se machucar e não poder jogar e foi chorando abraçar Amarildo, que jogou em seu lugar, Amarildo que também se debulhou em lágrimas ao vencer o campeonato.

Que diabos tem de errado em chorar numa decisão?

E o jogo foi uma decisão, todos serão. Daquelas dramáticas.

Chorar só seria um problema se fosse no meio do jogo, quando o desequilíbrio emocional atrapalha o conjunto. Neste quesito, estamos empatados: tivemos uma superação no gol contra de Marcelo logo na estréia e um “apagão” temporário na pixotada de Hulck que deu o gol aos chilenos.

É do jogo.

Tem muita onda com esta história de psicóloga da seleção, até porque este tipo acompanhamento  não tem nada de original, é usado pelas equipes do mundo inteiro, há muito tempo.

O time tem problemas em muitas áreas, inclusive nesta. E pode conviver com eles.

Mas não existe problema psicológico mais evidente do que o daqueles que “entregam a rapadura”.

Os mais novos talvez não saibam, mas nosso glorioso time de 1970 estava levando um banho de bola da Inglaterra em 1970, embora o goleiro inglês, Gordon Banks, tivesse feito uma espetacular defesa numa cabeçada fortíssima de Pelé.

Milagre lá, milagre cá, porque Félix, nosso goleiro, também fez o impossível, abafando um “peixinho” doo inglês Lee, da risca da pequena área. Ao defender definitivamente, a perna de Lee o atingiu.

O lance que se seguiu definiu o jogo. O capitão Carlos Alberto Torres deixou a bola e “catou” o inglesinho, que sumiu do jogo.

Acabou o papo de que “não tínhamos defesa”.

Coloquei os lances no vídeo abaixo.

Podia ter sido um desastre, uma expulsão que talvez arruinasse o jogo para nós.

Hoje o “capita” seria execrado pelos nossos politicamente corretos cronistas esportivos (inclusive por ele mesmo, que agora está neste papel, embora menos “light”) como um “desequilibrado” emocionalmente.

Pois o que eu acho é que o Neymar hoje “catou” a imprensa brasileira, de uma maneira muito mais elegante, quando terminou a entrevista dizendo que não tinha ninguém jogando deprimido, que acha bom o trabalho da psicóloga e sugerindo que os jornalistas também procurassem uma terapia…

Porque numa Copa como esta, onde ninguém ganha ou perde senão no último minuto do jogo, a gente só sabe uma coisa que vai dar.

Var “dar nervoso” em todo mundo.

O Neymar, hoje, foi mais gaúcho que o Felipão.
.

Um comentário :

  1. Fantástica a entrevista do Neymar. De uma maturidade ímpar contra a velharia da nossa imprensa, que apesar de estar contando com muitos repórteres jovens, tem se deixado necrosar pela geriontocracia do PIG. Essa gente passa para o público uma espécie de obrigação a garotada da seleção de ter de sempre ganhar, como se aquela máxima do garrincha valesse "de já ter sido acertado a vitória dos brasileiros com o adversário". Foi emocionante o jogo em sí contra o Chile e vai ser o mesmo contra a Colômbia e que vença o melhor e que seja o Brasil, mas a verdadeira Copa desse mundial nos já vencemos contra os maus brasileiros do PIG que mentiram e usaram transformá-la num velório tentando destruir a auto estima do povo brasileiro numa torcida contra!...

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista