sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Contraponto 14.815 - O Bolsa Família não é esmola - é um Direito

 19/09/2014
O Bolsa Família não é esmola  - é um Direito


O "Ah é Sim" é um fanfarrão! Entre beneficiários do Bolsa Família, ele diz que vai ampliar o programa. Entre socialites de São Paulo, ele fala em "abrir a caixa preta" do cadastro de famílias atendidas.

Engraçado, ele deveria estar mais interessado na caixa preta do jatinho que caiu com o Eduardo Campos e que a Blablarina nunca explicou nem que, nem quando, nem como, nem onde ele surgiu...

Aébrio, falando para um auditório de madames com aquelas caras completamente repuxadas, deve ter prometido acabar com o Bolsa Família para instituir em seu lugar o "Bolsa Cirurgia Plástica".

É um completo absurdo falar em "caixa-preta" para se referir ao Bolsa Família. Basta uma visitinha rápida ao Portal da Transparência para se obter qualquer informação sobre o programa.

O Aébrio sabe disso, mas ele quis jogar para a plateia. Ele sabia que estava falando para um público que se sente ofendido pela existência de um programa de transferência de renda, que realoca uma fração do rico dinheirinho de seus impostos para os brasileiros mais necessitados.

O dinheiro que hoje é empregado no Bolsa Família sempre existiu, mas onde estava antes de o programa ser implementado? Nas mãos, nos bolsos e nas contas bancárias dessa gente mesquinha e sovina que não vê a hora de acabar com o que eles chamam cinicamente de "assistencialismo".

A imprensa golpista brasileira, ao fazer eco a essa percepção preconceituosa de que o Bolsa Família seria uma esmola, pratica uma violência simbólica absurda contra os milhões de brasileiros que recebem o benefício. Ao invés de serem levados a construir uma auto-imagem de sujeitos em processo de resgate de sua cidadania, a imprensa golpista tenta fazer com que esse público se veja como brasileiros de segunda categoria, miseráveis, vagabundos, que vivem da esmola dada pelo governo.

É importante não perdermos de vista que os beneficiários do Bolsa Família são TITULARES DE DIREITOS. Direitos consagrados pela Constituição Federal de 1988. Renda mínima, portanto, não é esmola, não é caridade, não é favor, não é filantropia, não é assistencialismo, não é populismo, não é paternalismo: É DIREITO!!!

E somente nos governos do PT esse direito passou a ser reconhecido e respeitado de fato pelo Estado brasileiro. Por isso eu voto DILMA ROUSSEFF!!!
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista