sexta-feira, 6 de março de 2015

Contraponto 16.214 - "Bancada do PT apoia Adams e acordo de leniência !​"

.
06/05/2014

Bancada do PT apoia Adams 
e acordo de leniência !​

O Juiz de Guantánamo, os delegados aecistas, os procuradores fanfarrões e a Globo não vão quebrar o Brasil ! – PHA


Conversa Afiada - 06/03/2015



Imagem do Twitter de Zeza Estrela


O Conversa Afiada reproduz nota da bancada do PT na Câmara:

NOTA Em defesa do acordo de leniência PROPOSTO PELA AGU



A bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara  manifesta preocupação com a repercussão econômica e social da Operação Lava-Jato. Por todo o País, obras importantes de diferentes tamanhos estão ou poderão ser paralisadas, com efeitos nocivos a toda a população. As demissões rondam mais de 500 mil trabalhadores brasileiros, milhares delas já ocorridas. Não são só 23 empreiteiras: o efeito cascata  já atinge mais de 50 mil empresas brasileiras que empregam em  massa e poderão reduzir suas atividades ou fechar suas portas.

É necessário debelar a corrupção no País – tarefa que vem sendo implementada incisivamente pelos governos do PT e aliados desde  2003 —   e, ao mesmo tempo, é imprescindível preservar milhares de empregos, garantir os investimentos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Minha Casa, Minha Vida e outras obras de infraestrutura que melhoram a qualidade de vida do povo brasileiro , e defender o conhecimento e tecnologias das empresas nacionais.

Por esses motivos, a Bancada do PT manifesta apoio à proposta da Advocacia-Geral da União (AGU) de eventual acordo de leniência que venha a ser realizado  entre a  Controladoria-Geral da União (CGU) e as empresas envolvidas em irregularidades apuradas na Operação Lava-Jato.

Entendemos que esse tipo de acordo protege a economia brasileira, a atividade econômica, a manutenção dos interesses nacionais num setor altamente competitivo no mercado mundial e, principalmente, preserva de forma coletiva  os trabalhadores.

Cumpre ao acordo de leniência  combater a corrupção quando exige o reconhecimento dos ilícitos praticados pelas empresas, a colaboração no processo  de investigação, o ressarcimento  integral e ágil de eventuais danos ao Erário e adoção de práticas futuras anticorrupção que as empresas  têm que assumir no âmbito de suas atividades. Esse tipo de acordo não atrapalha as investigações e não impede a necessária responsabilização individual penal de executivos e gestores  que tenham praticado ilícitos.

Assim, a Bancada do PT concorda com a petição da AGU  encaminhada ao Tribunal de Contas da União na qual pede a rejeição de representação  em que o Ministério Público solicita ao TCU  que a CGU seja impedida de fazer acordos de leniência com empresas investigadas na Operação Lava-Jato. O MP é responsável pela ação penal, que nem sempre cuida dos interesses econômicos e sociais nacionais, os quais, nesse caso, estão a cargo da CGU e AGU.

A própria  AGU esclarece, na petição, que os instrumentos são administrativos e não têm a capacidade de isentar o criminoso ou impedir a produção de provas. Os acertos somente são feitos com pessoas jurídicas e não com pessoas físicas, que poderão continuar a ser alvo de ações penais
.


Leia também:

Adams: leniência não perdoa crime nenhum

Adams: salvar empresas é combater corrupção​

Acordo de leniência vem aí ! Merval é contra …

Vídeo exclusivo: privatização é a maior ameaça à Petrobras.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista