domingo, 4 de outubro de 2015

Contraponto 17.853 - Rafael Patto: "A bola da vez são as relações que o Brasil estabeleceu com diversos países africanos durante os governos Lula."

.
04/10/2015 

A bola da vez são as relações que o Brasil estabeleceu com diversos países africanos durante os governos Lula.

Do Facebook 04/10/2015
Rafael Patto

Esse país é uma bosta mesmo. E parece que nunca deixará de ser. Pelo menos enquanto nos sujeitarmos a conviver com uma imprensa tão corrupta e tão canalha como a que tá aí.

A bola da vez são as relações que o Brasil estabeleceu com diversos países africanos durante os governos Lula.

É que essa imprensa safada, porta-voz da Casa Grande, não tolera que o BNDES seja usado para financiar obras de infraestrutura, de geração e transmissão de energia, rodovias, saneamento, habitação etc. em países que a elite brasileira sequer sabia que existiam. Essa gente se acostumou a ter os bancos públicos só para si, exclusivamente à sua disposição, para lhe emprestar quanto dinheiro quisesse e perdoar suas dívidas.

Daí esse furor da imprensa golpista por demonizar as relações Sul-Sul instituídas pelo Ministério das Relações Exteriores sob Lula e Celso Amorim. Onde já se viu? O Brasil não tem que se meter a besta em parcerias multilaterais com a ralé subdesenvolvida do hemisfério sul. Esse papo de África, Mercosul etc. é conversa de petralha. A vocação do Brasil é exportar matéria prima para os ricos e importar quinquilharias de tecnologia defasada. O BNDES existe pra isso: subsidiar o agronegócio (latifúndio/monocultura) e servir de fiador da "burguesia" industrial parasita e dependente, que prega o tal do Estado-mínimo, mas não tem colhões para correr seus riscos sozinha.

Tem mais. O BNDES também serve para salvar banqueiros, como no PROER, singela vaquinha com o dinheiro do povo que o governo tucano de fhc fez nos anos 1990 para ajudar seus irmãos banqueiros a se safarem da ressaca de suas orgias financeiras. Dinheiro para saúde, educação, segurança não tinha não, mas pra chuchar no rabo dos donos dos bancos quebrados apareceram, da noite pro dia, quase 40 bilhões de reais.

E não nos esqueçamos, além do mais, de que o BNDES também pode perfeitamente ser usado para financiar PRIVATARIAS TUCANAS. Várias empresas públicas brasileiras, nossas estatais, privatizadas nos governos fhc, foram arrematadas por consórcios que, para darem seu lance, passaram antes no BNDES para fazer um vale, sabe como? Quer dizer, além de alienar o nosso patrimônio a preço de banana, foi o próprio governo tucano que ainda deu o dinheiro que os "compradores" usaram na negociata.

Mas aí aparece um peão e começa a emprestar dinheiro do BNDES pra africano. "Assim não dá, assim não pode".

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista