terça-feira, 16 de abril de 2013

Contraponto 10.930 - "Que resposta Tombini dará ao lobby do tomate?"

247 - Todos os anos, na última quarta-feira de agosto, a pequena cidade de Bunol, na Espanha, recebe turistas do mundo inteiro para "La Tomatina", uma festa em que toneladas de tomates são jogadas nas ruas e atiradas nas pessoas. É a maior guerra de alimentos do mundo, em meio a shows de fogos, música e dança.
.
No Brasil, La Tomatina aconteceu, pela primeira vez, em 2013, no último fim de semana. Veja e Época, as revistas de Roberto Civita e João Roberto Marinho, atiraram alimentos em Dilma Rousseff, dizendo que a presidente "pisou no tomate". Lobistas pela elevação dos juros, como Maílson da Nóbrega e Alexandre Schwartsman, pediram doses cavalares de ganho fácil em suas aplicações financeiras. O segundo chegou a afirmar que, "para começar o jogo", seria necessário aumentar em quatro pontos a taxa Selic e elevar o desemprego de 5% para 7,5%. No Estadão, Celso Ming pediu um "tranco" na economia. No Globo, o editorial pediu uma resposta "convincente" do BC, em editorial.
 .
A decisão do Banco Central só sai na quarta-feira, mas há razões de sobra para cautela. Ontem, os mercados acionários do mundo inteiro derreteram, diante da constatação de que a China está crescendo menos do que se esperava. Preços de commodities desabaram – o que tem clara implicação sobre os preços. No Brasil, as vendas ao varejo recuaram em fevereiro e mesmo os analistas do mercado financeiro estimam que, nas condições atuais, a inflação fecha o ano em 5,70%.
.
Com a palavra, o Banco Central.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista