terça-feira, 2 de julho de 2013

Contraponto 11.593 - " O mito do bordão 'padrão Fifa' "


 .

02/07/2013

O mito do bordão 'padrão Fifa'




Comentário ao post "Os desafios de Dilma, nos novos tempos da política"

Por Carlos Henrique Machado Freitas

O MITO DO PADRÃO FIFA NA COPA DO MUNDO NO BRASIL

Tenho lido muitas bobagens que tentam emparedar politicamente o governo Dilma, mas esta do "padrão Fifa", é comédia. Os que estão com este bordão na boca não se sustentam em nada, ou vão me dizer que os clubes brasileiros não seguem as regras gerais do tal padrão Fifa há muitos e muitos anos? Ou vão me dizer ainda que a profissionalização do clubes, as leis dos passes e mais um montão de novas regras na relação jogadores/clubes não fazem parte da agenda do mercado do futebol mundial que é ditada pela Fifa há muitos anos?

 Quem fala essa babajada toda não vai à beira de um campinho há muito tempo e não vê que é lá, nas escolinhas (ongs) de vários bairros de periferia em todos os lugares do Brasil, que o futebol deixou de ter um mundo próprio, assim como, por exemplo, o vôlei e o atletismo que também estão dentro do mercado esportivo, cada um com a sua tônica a partir de determinada linha de produto.

Por isso as críticas ao "padrão Fifa" que surgem de forma oportunista, agora que a copa do mundo será no Brasil, são meramente imaginadas, ou as pretensões dos antropólogos da bola vão me convencer que continuamos no período das peladas, do time de camisa x sem camisa e todos descalços? Tá bom! Essa classe média de condomínio é idêntica aos ecologistas triunfalistas quando falam sobre este assunto. Não são eles mesmos que alugam campinhos com denominações renovadas pelo marketing esportivo e vestem aquele coletezinho ridículo e se fantasiam de jogador de futebol?

 E agora, neste mesmo meio burguês, surge a certeza de que a realização da copa no mundo foi instalada sob as patas do "padrão Fifa" com uma combinação conspiratória da Dilma contra os pobres.

Se alguém quiser discutir isso seriamente, então vamos discutir, mas não venha com meias verdades ou hipocrisia, pior, não venha bancar o gringo na Sapucaí!

A Copa do Mundo é elitizada no mundo todo e há muito tempo. O que beneficia os países é a geração de empregos, investimentos na economia e na infraestrutura nos países que realizam a competição, além da visibilidade que bomba o turismo não só no durante o evento, mas nos anos que se seguem.

Se fosse ruim para o Brasil, a Inglaterra não se candidataria a suplente num eventual descredenciamento do Brasil e teria com absoluta certeza o apoio entusiasmado do Financial Times.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista