terça-feira, 6 de agosto de 2013

Contraponto 11.896 - "Para entender a edição de ontem do JN em relação a Dilma"

 

06/08/2013

 

Para entender a edição de ontem do JN em relação a Dilma



Autor: 
 
 
Liga-me um amigo espantado com a edição de ontem do Jornal Nacional, amplamente simpática à presidente Dilma Rousseff.

Ainda agora, a chamada principal do Jornal Nacional é o Estatuto da Juventude, matéria de ontem: "O Estatuto da Juventude é Sancionado pela Presidente Dilma Rousseff".

A presidente Dilma disse que o objetivo do estatuto é ampliar as oportunidades para todos. E afirmou que é preciso combater o que considera uma das coisas mais graves: a violência contra jovens negros e pobres.

“Nós temos de construir as trincheiras para lutar contra essa questão, a questão da violência indiscriminada contra jovens e jovens mulheres e homens, negros e pobres. Mais homens, mas não deixam de ter mulheres também sofrendo essa violência”, disse a presidente.

Outra matéria favorável é o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos. 

Depois, matéria sobre o cartel em obras do Metrô de São Paulo (clique aqui).

Obviamente, é muito difícil extrapolar uma edição para prever o futuro das relações Globo-governo Dilma.

Em todo caso, duas dicas que podem ajudar a entender a boa vontade: o pano de fundo é a grande guerra mundial entre grupos de mídia e redes sociais, na qua Dilma está tomando a defesa dos grupos de mídia.

Aqui, coluna de 2 de julho, “Começou a verdadeira guerra da mídia”, onde explico a lógica dos embates como o ponto central que levou a velha mídia ao pacto de 2005 e às loucuras noticiosas e políticas dos últimos anos..

Aqui a coluna de 10 de julho, “Desdobramentos da grande guerra da mídia” onde, de alguma forma, prevejo a mudança de comportamento da velha mídia em relação ao governo Dilma.

"Paradoxalmente, o grande aliado será a presidente Dilma Rousseff, alvo de muitos ataques da velha mídia. Antes do episódio Snowden, ela vinha mostrando desconforto com o fato da grande discussão pública nacional dar-se em ambientes dominados por multinacionais com sede em outros países. Depois das denúncias, manifestou-se pessoalmente contra as interferências do Google.

Não se surpreenda se, daqui para frente, Dilma passar a ser poupada pela velha mídia.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista