domingo, 28 de junho de 2015

Contraponto 17.092 - "Tudo que você sempre quis saber sobre como melar um processo judicial mas tinha medo de perguntar"


28/06/2015


Tudo que você sempre quis saber sobre como melar um processo judicial mas tinha medo de perguntar


Limpinho&cheiroso - 25/06/2015


Sergio_Moro29_Joaquim_Barbosa
Especialistas em melar processos.



Rogerio Dultra dos Santos, via Democracia e Conjuntura em 25/6/2015

Imagine que você é um juiz criminal e tem dois objetivos:
a) transformar-se em herói nacional, prendendo grandes executivos, parlamentares e donos de grandes empresas com estardalhaço e em rede nacional, e, ao mesmo tempo;
b) contribuir para destruição de um agrupamento político importante, porém incômodo, abrindo o caminho para que as assim consideradas elites tradicionais retomem o controle do Estado.
Estes dois alvos, veja, são complexos e trazem um sem-número de efeitos colaterais. Deverá evitar, acima de tudo, que os danos se voltem contra você.

Mas a receita do sucesso é relativamente simples: feche negócio com o Ministério Público, que geralmente quer ver qualquer coitado que passa pela sua frente nas grades; transforme-se em associado eletivo e fonte de informação privilegiada para jornalistas da grande mídia; e, o ingrediente fundamental da receita, mele o processo, isto é, evite que ele prospere para além dos factoides que você irá criar.

Isto mesmo. Se você quer:
a) aparecer de paladino da justiça;
b) produzir dezenas de imagens simbólicas de empresários algemados e passando necessidade atrás das grades, durante o tempo que você quiser;
c) criminalizar e, ao final, sepultar o maior partido de massas do país, abrindo as portas para o modo usual de governo das elites, faça de tudo para que ninguém seja de fato condenado. Um rico algemado no jornal de hoje vale mais que mil políticos condenados não se sabe quando e nem por quem.
Estabelecidas as linhas gerais, preocupe-se com os detalhes.

Um pormenor de peso é o seguinte: uma coisa é o processo penal e outra coisa completamente diferente são os direitos previstos na Constituição. No processo, esses direitos não precisam ser obedecidos. Como você é um juiz e não um constitucionalista, nem defensor de direitos humanos para bandido, não se importe com a Constituição nem com o “devido processo”, ou mesmo com o “princípio” da legalidade (pois é só um valor), com a ampla defesa, nem com esse negócio de presunção de inocência. Se há presunção é porque os indiciados e réus têm culpa no cartório. Em resumo: não perca tempo com direitos fundamentais. Deixe isto para os ministros do STF (mas lembre-se, o ideal mesmo é que este processo nunca chegue lá. Você não precisa disto: a ideia é que a República caia antes).

Outra coisa relevante: nunca prenda ninguém com base em provas. Para que perder tempo e dinheiro público com investigações infindáveis, análises contábeis, escutas autorizadas, perícias de documentos, softwares, imóveis e contas, ou com testemunhas inalcançáveis. Prenda sem motivo. A doutrina o autoriza a fazer isto. Até mesmo a associação de magistrados vai apoiar a sua conduta. Praticamente todos fazem a mesma coisa. A diferença importante é que você vai fazer com ricos e políticos. Ma non troppo. Lembre-se: é tudo fogo de palha.

Agora, se você quer mesmo brilhar em cada passo, preocupe-se que, em todos os movimentos da Polícia Federal, em cada conversa de seu grupo de Procuradores com a mídia e em cada folheada dos autos em segredo de justiça sempre vaze uma coisa. Pode ser um nome, ou melhor, uma lista de nomes de políticos que supostamente poderiam ser investigados, uma conta na Suíça (mesmo que declarada no Imposto de Renda), um bilhete que seja. Cada vazamento gerará uma avalanche de suspeitas, de teses, acusações e defesas que permitirão que os seus réus sejam vistos sempre como mais culpados e mais criminosos. E isto tudo sem que você precise escrever uma linha.

Vão questionar os seus procedimentos. Afinal, ricos e poderosos geralmente têm bons advogados.

Mas, lembre-se, você tem a mídia ao seu lado! Uma notícia de primeira página abafa a voz de qualquer advogado. Com a amplificação dos telejornais, com a repetição das redes sociais e com a chancela da dos periódicos impressos, as suas hipóteses virarão indícios, as suspeitas, provas e as delações – atente-se para as delações! – serão o combustível para a transmutação de qualquer dúvida em verdade. Afinal, um dedo em riste vale mais que mil análises contábeis.

Outra coisa que vai demandar atenção é o trato com a classe política. Comece perseguindo o segundo escalão. Eles não estão acostumados a lidar com o mundo do direito. Se aproveite disso. Como você precisará de apoio nas cortes superiores para chegar ao estrelato, não se esqueça de bajular os ministros do Supremo. Dê presentes para eles em forma de militantes presos. Um militante histórico algemado na Proclamação da República não tem preço. E irão te agradecer por isto, não colocando nenhum óbice seja na prisão dos tubarões graúdos, seja na sua futura indicação. Pense nisto com carinho. Este é o seu gol.

Mas, lembre-se, não vão deixar você em paz. Se prepare para isto e oriente seus familiares. O silêncio e a constrição são o melhor remédio. Deixe que a mídia faça o seu trabalho. Ela está ao seu lado e irá chancelar cada passo que você der. Ainda assim irão questionar a sua imparcialidade. Finja que não é contigo. Você acabará ganhando algum prêmio empresarial e sairá em editoriais e capas de jornais e revistas como um empreendedor de sucesso! Nem o tribunal nem mesmo o corregedor terão coragem de colocar freios em você, mesmo que você acabe falando ou dando declarações esquisitas aqui ou ali. No fundo, estarão todos te aplaudindo (ou com medo da repercussão negativa)!

Apesar de ser a sua finalidade capital, não deixe o sucesso subir à cabeça. Você será convidado para dezenas de conferências, entrevistas, clubes e jantares. Todos o festejarão no supermercado, no shopping, na farmácia. Mas é você que tem a caneta. A responsabilidade da condução do processo é sua. E quando disserem que está na hora de prender um Presidente, pense duas vezes.

Quem faz o trabalho sujo das elites tem prazo de validade. Dura o tempo que é útil. A sua principal tarefa é conseguir sair ileso do processo. Esta é a malandragem suprema. Veja: você irá desnudar como o judiciário realmente funciona – irá desagradar não somente a classe dos advogados, mas aqueles que se fiam que a justiça é correta e imparcial e aqueles que sempre se locupletaram dela mas o fizeram em silêncio; você será o vértice da luta de classes no país, pois o seu processo funcionará como catarse de uma violência social que se acumula há séculos, num país cujas elites são, no fundo, escravagistas; você colocará em questão a ordem jurídica, pois o direito e suas regras atrapalham o desenvolvimento de seu processo; você e o seu processo atacarão frontalmente a ordem democrática, já que a voz das urnas não é a voz que você ouve nas conferências, clubes e jantares – a voz das ruas deve ser calada; e você, caro amigo, você é uma peça substituível – um burocrata numa instituição entupida de burocratas com vontade de poder que nem você.

Então, agora que o seu processo está em andamento, agora que você não pode voltar atrás nem que você queira – e você, convenhamos, não quer –, chegará a hora de encarar o imprevisível. A sua malandragem terá de ser capaz de improvisar na imprevisibilidade e voltar toda a energia reativa já gerada contra você a seu favor. Esta é a malandragem usual da classe política e da classe empresarial.

O seu problema é que você fez direito. Não é nem político, nem empresário. Vai ter que se virar nos trinta. E como dizem no teatro para dar sorte – por que isto tudo, você sabe, é uma pantomima – merda para você!

Leia também:

“Alea jacta est”, Sérgio Moro finalmente atravessou o Rubicão
Ao pedir ajuda aos EUA, Moro coloca a raposa para tomar conta do galinheiro
Bob Fernandes: O melhor para o Brasil é um grande empreiteiro entregar tudo. E todos
O que os Estados Unidos têm de ver com a Lava-Jato?
A criminalização da diplomacia comercial brasileira
Quem quer prender Lula?
Odebrecht descarta delação e faz manifesto
Agora é Lula quem está na mira de Sérgio Moro
“Príncipe” da Odebrecht pode implodir o país
Sérgio Moro, um juiz a serviço da TV Globo e do PSDB
Último evento social de Marcelo Odebrecht foi uma homenagem a FHC
Zelotes: Ex-conselheiro do Carf flagrado com R$ 1,5 milhão em casa alega inocência
Recordar é viver: Houve golpe eleitoral contra Dilma, confirma Janot
A estranha história por trás do livro prefaciado por Sérgio Moro
Sérgio Moro, o justiceiro da Globo, foi patrocinado pela CBF
As razões profundas da guerra movida contra o Brasil
Mais um boimate da Veja: “Atentado” contra Lava-Jato era problema no fogão
Leandro Fortes: Sérgio Moro em seu labirinto
O perigoso deslumbramento de Sérgio Moro
Vídeos: As delações e o poder dos infográficos
Lobista joga a Operação Lava-Jato no colo de FHC
“Coincidências tucanas”: Informante da Lava-Jato é suplente de Dias, parente de Moro e dono da Globo/PR
Mídia concentra foco na Lava-Jato, mas ignora empreiteiras na Castelo de Areia e no trensalão
Trensalão: Empreiteiras do Lava-Jato e o buraco do Metrô em São Paulo
Discussão entre Moro e Cerveró alerta juristas para erros na Lava-Jato
Moro não teve resposta para Cerveró
Excessos de Sérgio Moro são discutidos no STF e no CNJ pelo menos desde 2005
Lava-Jato na hora de mensalão tucano
Hei de vencer, mesmo sendo professor
Após derrota na justiça, aliados de Moro tentam o marketing
Delator de Anastasia já é considerado foragido
Sérgio Moro entre a legalidade e um jogo de truco
O golpe do juiz Sérgio Moro contra o PT
Lobista joga a Operação Lava-Jato no colo de FHC
Tucanice: Moro volta atrás e libera cunhada de Vaccari após constatar erro
Mídia concentra foco na Lava-Jato, mas ignora empreiteiras na Castelo de Areia e no trensalão
Trensalão: Empreiteiras do Lava-Jato e o buraco do Metrô em São Paulo
Operação Lava-Jato confirma que financiamento privado nas eleições faz mal à democracia
Lava-Jato: Quando os vídeos mentem
Bastou Zelotes chegar para a Zelite achar ideias de Moro “perigosas”
Sérgio Moro, o novo operário-padrão da Globo
Paraná: Quando Moro trabalhou para o PSDB, ajudou a desviar R$500 milhões da Prefeitura de Maringá
“Coincidências tucanas”: Esposa de Sérgio Moro, juiz da Lava-Jato, trabalha para o PSDB do Paraná
Juristas põem em suspeita procedimentos usados por Sérgio Moro em delação
Juiz Sérgio Moro monta a segunda garra da pinça do impeachment
PSDB recebeu 42% das doações das empreiteiras da Lava-Jato. E agora, Moro?
Guilherme Boulos: A legitimidade da greve dos professores
Lava-Jato: R$78 milhões de empreiteiras. Cadê o PSDB?
República do Paraná tenta cartada final
Jornal Nacional atua como assessor de imprensa de Eduardo Cunha
Imprensa e corrupção: Ao som de Roberto Carlos
Em vídeo, advogados enfrentam Moro e procuradores em audiência da Lava-Jato
Operação Lava-Jato: Sérgio Moro, Vaccari e a Suprema Corte dos EUA

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista