quarta-feira, 19 de março de 2014

Contraponto 13.561 - "O Eixão das Águas é uma das obras mais importantes do Brasil, afirma Dilma"

.
19/03/2014

Conviver com a seca é se preparar para ela, afirma Dilma

 

Blog do Planalto - Quarta-feira, 19 de março de 2014 às 16:25   (Última atualização: 19/03/2014 às 19:25:40)




A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quarta (19) que o governo federal tem tomado uma série de medidas garantir a convivência da população do semiárido com a seca. Em cerimônia realizada em Sobral, para comemoração do Dia de São José, padroeiro do Ceará, e entrega de títulos de propriedade rural para agricultores familiares, Dilma falou sobre projetos que visam garantir segurança hídrica para o estado e citou a construção de cisternas como um exemplo de mecanismo eficaz para minimizar os efeitos da seca.
“Conviver com a seca é se prevenir, é saber que ela chega e que a gente tem um poder: se preparar para ela e atuar da melhor forma possível para que a gente continue vivendo mesmo quando ela surge e nos ataca. Por isso, são importantíssimos os “grandes projetos”, como o Eixão das Águas. E por isso que é importante esse outro projeto, o Cinturão das Águas que, de fato, é como um cinturão, garantindo a segurança hídrica paro estado do Ceará, abraçando o estado. É um abraço de água”, afirmou a presidenta.
A presidenta ressaltou que a ação do Água para Todos não é isolada, ela se combina com outros programas sociais, como o Bolsa Família, além de outras ações preventivas em relação à situação das pessoas diante da seca, como o Garantia Safra e a Bolsa Estiagem. Dilma listou ainda investimentos futuros para construção de mais cisternas no estado.
“Quero dizer que as ações do Água pra Todos que anunciamos hoje fazem parte desse imenso esforço de R$ 244 milhões para que a gente construa mais 19 mil cisternas para consumo humano, mas também cisternas maiores, para produção, para alimentar o gado, regar uma horta”, comentou.
Dilma entregou 363 certificados do Água Para Todos para implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água, com investimento de R$ 85,5 milhões, que beneficia 19.075 famílias no Ceará. A presidenta ainda assinou ordens de serviços de mais 110 sistemas, de 19.586 cisternas de placas e de 7.673 cisternas de enxurradas, e anunciou regularização de 29.060 propriedades rurais.


O Eixão das Águas é uma das obras mais importantes do Brasil, afirma Dilma



Em entrevista à rádio Verdes Mares de Fortaleza, a presidenta Dilma Rousseff falou sobre a importância do Eixão das Águas não só para o Ceará, mas para todo o Brasil, e sobre outras ações estruturantes e emergenciais do governo federal que diminuem os efeitos da seca.
“O Eixão das Águas é uma das obras mais importantes, não só do Ceará, mas do Brasil, e mostra a determinação do governo do Ceará, do governador Cid Gomes que, em parceria conosco, definiu que a questão da segurança hídrica da população cearense seria prioritária. E aí, o Eixão das Águas, ele atinge e beneficia com segurança, ou seja, com garantia que vai haver abastecimento de água, beneficia 4,2 milhões cearenses”.
Dilma Rousseff também afirmou durante a entrevista que é possível conviver com a seca quando existe uma política de investimentos para executar obras estruturantes que garantam o abastecimento de água.
“O Ceará caminha para uma situação toda especial nesta região, que é demonstrar que é possível ter uma política de investimento que leve uma região, que antes sempre foi tida e havida como a região mais seca do Brasil a ter uma política que leve ela a ser uma região que vai ter água suficiente para garantir qualidade de vida para sua população, garantia que a sua indústria, seu serviço, sua agricultura se desenvolva e, com isso, gera emprego, gera renda”.



Confira a íntegra

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista