terça-feira, 16 de junho de 2015

Contraponto 16.996 - "A CPMF é o seguro-saúde do povo"




16/06/2015

A CPMF é o seguro-saúde do povo


De novo volta ao debate nacional a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), um tributo sobre operações bancárias destinado especificamente ao custeio da saúde pública. E de novo, no PT e no governo, o que se vê é recuo e defensiva.

A retirada da CPMF, em 2007, foi a primeira vitória da direita. Vitória em toda linha, no Senado, nas ruas e na mídia. Perdemos recursos insubstituíveis para o SUS e a saúde publica e ainda perdemos um instrumento fundamental para combater a sonegação. Vamos recordar que a CPMF permitia o cruzamento diário dos dados da declaração de renda e bens com a movimentação financeira e que, ao contrário da propaganda adversária, era um imposto que incidia apenas sobre movimentação de uma minoria que podia e que pode pagar.

Não há explicação para nossa defensiva no caso. O argumento de que a classe média está contra todo e qualquer tipo de imposto é absurdo, significa render-se a uma lógica que nos levaria a abolir os impostos e nunca torná-los progressivos.

Pesquisa do Instituto Vox Populi publicada na revista Carta Capital aponta: o eleitorado que diz detestar o PT representa 12% do total. Não é pouco, mas é bem menos do que muitos imaginam. Este percentual explica porque recuamos e recuamos. Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, com a experiência e o acúmulo que estudos sobre o PT lhe autorizam, diz: “Erra o petismo ao se amedrontar e supor ter de enfrentar a imaginária maioria do antipetismo radical. Só um desinformado ignora os problemas da legenda. Mas superestimá-los é um equívoco igualmente grave.”

Nós devemos e podemos travar a batalha da CPMF e dos demais impostos sobre a herança, doações, grandes fortunas e lucro, dividendos no Brasil e remessas para o exterior, tributação dos juros sobre capital próprio, além de realizar um combate total à sonegação e um amplo e público programa de cobrança da dívida ativa da União, como propõe nossa bancada na Câmara dos Deputados em documento publicado por seu líder, Sibá Machado (PT/AC).

.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista