segunda-feira, 19 de março de 2018

Nº 23.670 - "Lula abre caravana no Sul com visita a "

.

19/03/2018

Lula abre caravana no Sul com visita Universidade do Pampa e encontra Mujica

Viagem percorrerá Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ex-presidente segue batalha nas ruas com discussão de projetos de país. No campo jurídico, defesa tenta virar jogo e evitar prisão


por Redação Rede Brasil Atual =  publicado 19/03/2018 06h37, última modificação 19/03/2018 13h48

Lula e Mujica
Lula e Mujica, respeitados mundialmente por enfrentar as desigualdades, discutem resistência aos retrocessos

Porto Alegre – Líder absoluto em todas as pesquisas de intenção de voto para as eleições 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta segunda-feira (19), em Bagé, no Rio Grande Sul, a quarta etapa da caravana Lula pelo Brasil. A bateria de viagens tem eventos programados em 19 cidades e passará por Santa Catarina e Paraná, onde termina com um ato público no próximo dia 28, em Curitiba.

A caravana coincide com o período em que os juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, devem concluir a  análise dos embargos de declaração, último recurso da defesa de Lula no âmbito da segunda instância do Judiciário. A decisão é esperada para 26 de março. Se confirmada a sentença de 24 de janeiro, o pedido de prisão pode ocorrer ainda neste mês.

No âmbito do Judiciário, a defesa do ex-presidente ainda trabalha para tentar anular o processo conduzido pelos juiz de primeira instância Sérgio Moro. Segundo os advogados de Lula, Moro teria operado em colaboração com órgãos do governo dos Estados Unidos deliberadamente depoimentos que inviabilizariam as acusações que levaram a sua condenação. A defesa busca também brechas no Supremo Tribunal Federal que podem determinar que um réu só possa ser preso depois de julgado em instâncias superiores.

Lula admite a possibilidade de a perseguição judicial de que é vítima levá-lo à prisão a qualquer momento. Mas tem reiterado que não vai "abaixar a cabeça" e seguirá com seu objetivo de lutar pelo direito de disputar a eleição. Durante discurso no Fórum Social Mundial, na última quarta-feira (14), em Salvador, enfatizou que está em disputa não seu direito individual,  mas o projeto que defende e representa: "Querem me prender? Eu falarei pela voz de vocês. Eu andarei pela perna de vocês. Eu pensarei pela cabeça de vocês", afirmou.

Na sexta-feira (16), durante lançamento do livro A Verdade Vencerá, o petista falou a um auditório lotado do Sindicato dos Químicos de São Paulo. E ressaltou o tema do projeto que está em jogo. "O que está acontecendo com o Lula é nada, perto do que está acontecendo com o povo trabalhador, que está perdendo os direitos desde a criação da CLT em 1943, os que estão perdendo a perspectiva de ter um emprego para sustentar a sua família."

Educação em foco

Como nas três caravanas que percorreram o Nordeste, o norte de Minas Gerais e os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, um dos principais temas a serem abordados é a educação. A viagem, anteriormente prevista para fevereiro, foi inclusive postergada para ajustar o roteiro ao calendário estudantil.

O primeiro evento desta segunda-feira, em Bagé, cidade de 122 mil habitantes, na divisa do Rio Grande do Sul com a cidade de Vichadero, no Uruguai, será uma visita ao campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), criada durante seu segundo mandato (2006-2010).

A instituição atende 13 mil estudantes e tem campi também em Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Pelo menos outros quatro compromissos da caravana envolvem universidades criadas ou ampliadas durante o governo do petista.

O ex-presidente, porém, deverá enfrentar animosidades de uma região em que não conta com as mesmas taxas de aprovação que nas etapas anteriores. A Câmara de Vereadores de Bagé, por exemplo, aprovou no último dia 5 uma "moção de repúdio" a sua passagem pela cidade. O autor da moção, vereador Antenor Teixeira (PP), alegou que a cidade "não pode receber um condenado pela Justiça e um dos grandes responsáveis pela instauração da corrupção desgovernada no Brasil".

Teixeira contou com 14 dos 17 votos da Casa, dominada pelo PTB (seis vereadores), PP, PSDB, DEM, PSC, PRB e PR, legendas que ajudaram Michel Temer a aprovar a reforma trabalhista e a emenda do limite de gastos sociais (as quais Lula defende revogação) – e que também impediram que Temer fosse investigado por corrupção e obstrução de Justiça pelo Congresso Nacional.

Com Pepe Mujica

A caravana Lula pelo Sul encerrará seu primeiro dia de jornada em Santana do Livramento, num encontro entre dois ex-presidentes com elevados índices de  reconhecimento internacional. Lula participará de conversa pública com o ex-presidente uruguaio e atual senador José Pepe Mujica. Discutirão desenvolvimento da América do Sul,  avanços promovidos pelos dois governos em políticas sociais e pela integração, a defesa da democracia e a resistência à escalada de retrocessos na região.

O evento acontece às 15h30 na Praça Internacional, na Fronteira da Paz, área que abrange também a cidade uruguaia de Rivera.


Com informações de Cláudia Motta, em Porto Alegre

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista