sábado, 24 de março de 2018

Nº 23.718 - "Dupla vitória de Lula questiona derrotismo"

.

24/03/2018

Dupla vitória de Lula questiona derrotismo


Do Brasil 247 - 24 de Março de 2018


 Rafael Ribeiro

por Paulo Moreira Leite 


A dupla vitória da resistência democrática contra a Lava Jato, o 7 a 4 e o 6 a 5 no Supremo Tribunal Federal, estimula lições que não podem ser esquecidas.

A vitória ocorreu numa  curva da história. Discreta demais para ser vista como uma virada, mas com importância suficiente para obrigar todo mundo enxergar e refletir.

Do lado de lá, pegou os arrogantes de surpresa. Foram colocados na situação do vilão de comédia pastelão que recebe uma torta na cara e é obrigado a reconhecer o sinal de que, mesmo enfrangalhado e derrotado, o país que pretendia governar não quer continuar a viver nos tormentos de agora. 

Do lado de cá, a dupla vitória mostrou um Brasil que vive uma situação política opressiva e difícil, na qual nenhuma forma de luta pode ser desprezada -- mesmo aquela que se desenvolve nos tribunais, terreno elitista por excelência, em particular num país de democracia em decomposição como o nosso.    

Sabemos que grandes derrotas políticas -- como o golpe que derrubou Dilma Rousseff sem crime de responsabilidade -- modificam a relação de forças de uma sociedade, para permitir a imposição de interesses minoritários e redesenhar o poder político à imagem e semelhança dos novos vencedores. 

Há outros efeitos, porém, no plano das ideias e da consciência dos vencidos -- o derrotismo, essa forma radical de conformismo.  E é disso que precisamos falar aqui.  

Os manuais de Ciência Política ensinam que nenhuma ordem política consegue se impor apenas pelo domínio da força bruta. Precisa da adesão -- voluntária ou não -- dos cidadãos que pretende dominar.

No Brasil de Temer-Meirelles, a regressão social em toda linha impede um apoio voluntário e consciente a este governo por parte  da maioria dos brasileiros. Não estimula o nascimento de qualquer ilusão positiva a respeito dos governantes de plantão e por esse motivo a adesão deve ser obtida pela passividade. Temendo novas derrotas e decepções, se recusarão a aproveitar as oportunidades de mudança que surgem.

Com o tempo, derrotas frequentes produzem a cultura do derrotismo, uma elaboração mental destinada a justificar a paralisia e a descrença.  Esta visão se alimenta de vários ingredientes que todos conhecem. O importante é que, a partir de determinado momento, todas as linhas de raciocínio  passam a convergir para esse esforço paralisante.

Até ideias radicais passam a ser empregadas como argumento derrotista para projetos alinhados com mundo do aqui e agora. 

Todos já ouviram conversas professorais sobre a alienação popular e denuncias contra a fraqueza de lideranças, acusadas de não se mostrar à altura de suas tarefas. Também é fácil testemunhar o gosto infernal pelas autoflagelação e críticas destrutivas. São estas as conversas que temos ouvido por esses dias.

Mesmo lideranças importantes e dirigentes responsáveis da luta dos trabalhadores e do povo explorado tiveram dificuldade para compreender a mudança na relação de forças e a profundidade da derrota sofrida pela deposição de Dilma.

Vamos recapitular para entender. Chegou-se a imaginar, com sinceridade, que seria possível evitar o golpe. Depois, que daria para derrotar as contra-reformas.  Mais adiante, previu-se a queda de Temer, com auxílio até da TV Globo. Por fim, parecia fácil garantir a candidatura de Lula, pois não haveria força capaz de impedir o renascimento do mais popular presidente de nossa história. Quando nada disso aconteceu, acreditamos que o morro iria descer. Não desceu.

O caso da reforma da Previdência é instrutivo por outra razão. Enquanto nossos sindicatos tinham dificuldade para mobilizar os assalariados, todos ouvimos elogios admirados e até invejosos a mobilização dos trabalhadores argentinos que ocuparam o centro de Buenos Aires na mesma época,  pela mesma razão.  Muitos brasileiros se sentiram pessoalmente atingidos -- e moralmente liberados para fazer qualquer coisa a respeito -- quando, nas ruas de Buenos Aires, ouviu-se o grito "Nó somos brasilenos".  

Poucos se perguntaram pelo que aconteceu a seguir. Enquanto a reforma da previdência acabou aprovada sem maiores sobressaltos pela Congresso argentino, seu equivalente verde-amarelo sequer foi apresentado para votação, tão profundo era o repúdio popular a ideia.   

A dupla vitória de Lula na quinta-feira é um sinal luminoso nesse ambiente mas não garante, por si, uma virada na situação. Não há a menor certeza de que, em 4 de abril, quando ocorrer o julgamento do mérito, o placar da quinta-feira passada irá se repetir. A disputa pelos votos prossegue. Inconformada com uma demonstração de independência do STF, que aplicou uma surra em seus editorialistas, os jornais partiram para a vingança, retomando sua conhecida campanha de intimidação e chantagem.

A luta continua e é bom entender que há esperança de vitória.   A alternativa seria assistir, desde já, aos preparativos para a prisão de Lula. 


Deu para entender? menos de 24 horas, haja vista que decisão ocorreu após a goleada de 7 votos a 4 na admissibilidade do habeas corpus na quinta (22).


Paulo Moreira Leite é colunista do 247, ocupou postos executivos na VEJA e na Época, foi correspondente na França e nos EUA.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista