quinta-feira, 3 de julho de 2014

Contraponto 14.156 - "O Globo invoca a alma aflita de Barbosa e esquece o fantasma de Gilmar Mendes."

.

03/07/2014

 

O Globo invoca a alma aflita de Barbosa e esquece o fantasma de Gilmar Mendes.

Tijolaço - 3 de julho de 2014 | 10:00 Autor: Fernando Brito

gilmar


O Globo, hoje, publica um editorial onde – invocando o último destempero de Joaquim Barbosa –
quer decretar um estranho “impedimento” para a presidente Dilma Rousseff.

Diz que, se ela quiser nomear o ministro que ocupará a vaga deixada pelo renunciante – e mal-educado ao ponto de levantar-se e ir embora, sem esperar o pronunciamento dos demais membros – terá de fazê-lo com alguém “adequado”, sob pena de agravar as “distorções” apontadas por Barbosa em sua ressentida entrevista.

Para o jornal, “será muito ruim para as instituições se Dilma, permeável a pressões de alas petistas radicais em função do quadro eleitoral, fizer uma indicação inadequada ao Supremo, a última linha de defesa do estado democrático de direito”.

Procurei, inutilmente, algum questionamento do jornal quanto ao fato de Fernando Henrique Cardoso ter nomeado seu ministro-chefe da Advocacia Geral da União, Gilmar Mendes – portanto, o advogado do próprio Governo – para uma cadeira no Supremo nos últimos meses de sua gestão.
Mas o jornal se sente no direito de ficar “preocupado” com uma indicação que não foi feita, de alguém que nem ser sabe quem será – ou se será.

Os pesos e medidas de O Globo os de sempre, claro.

Nenhum governo, como o de Lula e Dilma nomeou tantos ministros do Supremo que, nas votações, foram adversários das forças políticas governistas.

Pode-se até discutir a “adequação” destas indicações em muitos casos onde – independente de julgamentos pessoais e criminais, como o do chamado mensalão – deveriam interpretar a lei  em harmonia com as  ideias democraticamente majoritárias que os conduziram ao Tribunal, porque isso é o legítimo, como é legítimo que na Suprema Corte americana os ministros de origem em governos do Partido Democrata levem a Corte numa direção mais liberal e os indicados nos governos do Partido Republicano tendam ao conservadorismo.

O perfil da Suprema Corte, aliás, é traçado assim no infográfico publicado, anos atrás, pelo próprio jornal, sem que houvesse qualquer menção a ameaças às  instituições daquele país.

Ainda assim, o jornal “se esquece” de que os ministros de quem diz terem sido vítimas de “manobras” para influenciar no julgamento da Ação Penal 470 – Cesar Peluso e Ayres Brito – foram, ambos, indicados no governo petista de Lula.

Ficamos, portanto, curiosos quanto ao que O Globo considera uma “indicação adequada” para o Supremo Tribunal Federal.

Merval Pereira, talvez?

Afinal, ele treinou muito como jurisconsulto durante o mensalão…

 .
_____________________________

PITACO DO ContrapontoPIG

Só de sacanagem,  a Dilma deveria ouvir a opinião de Dirceu e de Genoino para fazer uma boa escolha.

O PIG ia pirar!

______________________________
.

Um comentário :

  1. ELA NAO ESQUECEU NADA, mais globo sabe que esse GILMAR DANTAS MENDES CRISTINA ABDALMMSIH estar mais sujo que pau de tarado, entao nao podem contar tanto com ele.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista