"Era uma coisa
mais reservada, mas não vejo problema de dizer em público agora, mas
uma das coisas que a TAM colocou como condição era a concessão. Ela
perguntou: o Pinto Martins vai entrar na lista de concessões? E nós
dissemos: vamos trabalhar. Eles diziam ser importante porque a estrutura
aeroportuária não está atendendo a velocidade da demanda. Tanto que o
novo modelo que o Brasil escolheu está mostrando resultados onde já foi
feito. Nós corremos para que isso pudesse ser feito. Na minha conversa
com a presidenta, ela se comprometeu", disse o governador Camilo
Santana, em entrevista ao jornal O Povo (leia
aqui a íntegra da entrevista).
Hoje, a
capital cearense compete com outras capitais do Nordeste, como Natal e
Recife, pelo investimento da TAM. Mas Santana afirmou estar otimista em
relação à escolha de Fortaleza.
"O Ceará é
hoje o terceiro maior destino do Brasil, conforme o Ministério do
Turismo. Primeiro do Nordeste. Hoje se avaliar Recife, Natal e
Fortaleza, o maior número de voos da TAM e o maior número de passageiros
são em Fortaleza. Nós temos um potencial turístico forte como Centro de
Eventos, com o turismo de negócios. Temos praias, mas Pernambuco e Rio
Grande do Norte também têm. Temos um equipamento que é importante para o
Ceará que é o Beach Park, uma âncora. Eu acredito e sou defensor de que
o Acquario será um grande diferencial, apesar da polêmica, mas – até
não tiro a possibilidade de montar uma parceria privada. Se você olhar
para todas as capitais do Nordeste, todas têm praias belíssimas. Mas o
Acquario seria o grande diferencial no Brasil. Isso empolgou muito a
própria TAM na hora da apresentação", disse ele.
Camilo também
destacou a oferta de leitos na capital cearense. "Em termos de hotéis, o
Ceará tem o maior número de leitos. Por incrível que pareça, quem se
aproxima mais de Fortaleza é Natal. Recife fica lá atrás. Este é um eixo
que eles avaliam. O outro eixo é a estrutura aeroportuária. Eu acho que
esse é o grande ponto. Natal construiu um aeroporto novo, mas a TAM
considera a distância em relação ao Centro, sobretudo a hotelaria. E o
menor tempo é o de Fortaleza. Avaliam também a estrutura de mobilidade.
Agora, não conseguimos fazer a reforma do Aeroporto, prevista ainda para
a Copa. Teve aquele problema da licitação, depois paralisou. Que foi
uma das coisas que eu discuti com a presidenta, com o ministro do
Planejamento, Nelson Barbosa, e com o ministro da aviação, Eliseu
Padilha."
Eunício trabalhando contra
Segundo o
governador, a reforma do aeroporto pode ser iniciada antes mesmo do
processo de concessão. Como a disputa entre as capitais será pesada,
Camilo também tem feito esforços para unir a classe política cearense em
torno do projeto. No entanto, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE),
derrotado na sucessão estadual, tem sabotado a ideia.
“Essa palavra
concessão é uma invenção do PT. Na realidade, o que querem fazer é
privatização. Agora, é preciso que a gente não fique fazendo agenda
positiva com entrega de equipamentos que custaram vários e vários
milhões de reais com o suor do povo cearense", afirmou. "A agenda do
Ceará é outra, é pela Saúde, que não existe”, disse o parlamentar
peemedebista.
Camilo, no
entanto, trabalha para reverter a posição de Eunício e decidiu marcar
um ato político neste final da semana no Palácio da Abolição. Vai
convidar todos os ex-governadores, a bancada federal (incluindo
adversários), entidades de classe, empresários e trabalhadores, com a
intenção de convencê-los da importância de que o hub da TAM terá para a
economia cearense.
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