10/04/2017
O “boimate” na política
Do Tijolaço · 10/04/2017
Fernando Brito
Boimate, para quem não se recorda, foi o caso famoso protagonizado pela revista Veja, que embarcou numa pegadinha de 1° de abril e publicou, a sério, uma brincadeira sobre ou cruzamento de células bovinas e de um tomateiro, para a carne já ter “molho” de nascença.
Infelizmente, esta praga passou para a política e os nossos veículos de comunicação ficaram tão desavergonhados que nem o “mea culpa” fazem.
O supercoleguinha Ivson Alves promove, todo ano, o concurso Troféu Boimate e o Prêmio King of the Kings, uma tragicômica competição para escolher a redação que mais se esmera em enganar seus leitores e entre as matérias publicadas mais “cascateiras”.
O vencedor da primeira seletiva trimestral foi a Folha, que publicou uma foto antiga dos “coxinhas” para não mostrar a esqualidez das novas manifestações da Turma do Kimkim. E este modesto blogueiro aqui orgulha-se de ter contribuindo, desmontando, de bate-pronto, a vergonha da Istoé ao arranjar um doido de pedra “manjado” para dizer que levou uma mala de dinheiro para Lula.
Leia a apresentação e a “lista” do Ivson. É de chorar de rir. E, para nós, jornalistas, só mesmo de chorar.
Folha leva 1ª seletiva do King of the Kings.
Equilíbrio marca Troféu Boimate
A Folha, que colocou foto de uma manifestação de 2016 pelo impeachment de Dilma como se fosse o do fracassado ato do MBL de 26 março passado, venceu a primeira seletiva para o King of the Kings-2017, que escolherá a maior cascata do ano, com 77 dos 544 votos computados (14%). Numa demonstração de que a competição será muito equilibrada em 2017, o Troféu Boimate para a redação que mais procura enganar seu público não teve uma que se destacasse – cinco tiveram um voto (o outro não contou por ser uma cascata geral). O KofK e o Boimate procuram reconhecer aqueles jornalistas e empresas que mais se destacam na busca pelo total avacalhamento do jornalismo praticado no Brasil – a história e a galeria dos premiados estão na faixa lá em cima.
Veja os resultados da seletiva:
1. Folha usa foto de manifestação de 2016 para mostrar que protesto do MBL de 2017 foi um sucesso. (77 votos/14% do total)
4. Apresentadora da Record diz que índios deviam ficar sem remédios contra malária para morrerem. (61/11%)
5. Delegado da PF diz que não de precisa de provas para prender Lula, apenas “timing” certo. (Veja) (57/10%)
6. PF afirma que carne é enxertada com papelão e vitamina C é cancerígena e veículos publicam sem checar (Vários). (57/10%)
As quatro cascatas que não conseguiram classificar-se para a final, a ser disputada em janeiro de 2018, terão nova oportunidade na segunda seletiva. Foram elas:
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista