sexta-feira, 7 de julho de 2017

Nº 21.747 - "Está pintando um acerto para Maia ser Presidente, por Kennedy Alencar"


07/07/2017

Está pintando um acerto para Maia ser Presidente, por Kennedy Alencar


Jornal GGN - SEX, 07/07/2017 - 10:18 ATUALIZADO EM 07/07/2017 - 10:38


Foto: Agência Brasil


Jornal GGN - Uma movimentação em Brasília pode acabar na derrota de Michel Temer no plenário da Câmara e na alçada de Rodrigo Maia à presidência da República. A articulação foi impulsionada pela declaração do presidente do PSDB, Tasso Jereissati, defendendo Maia no Planalto para minimizar a crise instaurada pela delação da JBS e dar ao governo condições de concluir a aprovação das reformas impopulares, antes da eleição de 2018.

Para que o plano dê certo, é preciso angariar contra Temer 2/3 dos votos da Câmara. Com isso, o Supremo Tribunal Federal ganha autorização para decidir se vai processar o peemedebista por corrupção passiva. Temer, então, seria afastado por até 6 meses. Na visão de Kennedy Alencar, mesmo que o STF se esforce para decidir o destino dele em menos tempo, a Procuradoria Geral da República ainda poderá sacar mais denúncias e aumentar a crise.


Do Blog do Kennedy Alencar

O presidente em exercício do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE), deu declarações que reforçam o movimento na Câmara que deseja colocar Rodrigo Maia no Palácio do Planalto. As afirmações do tucano dificultam ainda mais a tarefa do governo de derrubar na Câmara a autorização para que o Supremo Tribunal Federal analise a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer.

Tasso disse que Maia, presidente da Câmara, “tem condições de juntar os partidos ao redor de um nível mínimo de estabilidade de que o país precisa”. O tucano afirmou que o Brasil se aproxima da “ingovernabilidade”. Tasso enfraqueceu Temer.

O PSDB foi o principal avalista do impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Os tucanos foram fundamentais para acelerar a queda da petista no Congresso, porque deram apoio ao PMDB de Temer a fim de liderar uma rebelião na base congressual e aplicar um golpe parlamentar.

Primeiro, foi tomada a decisão de derrubar Dilma. Depois, foram atrás das provas, sobre as quais havia enorme divergência entre juristas. Há um recurso de Dilma no STF que ainda precisa ser examinado.

O PSDB é um dos principais responsáveis pelo governo Temer. A atual política econômica, com a agenda de reformas da Previdência e trabalhista, foi uma condicionante dos tucanos para integrar o ministério. Na maior crise de Temer, Tasso dá uma declaração mortal. Para ele, bastaria trocar Temer por Maia.

A coluna Painel, da “Folha de S.Paulo”, traz a informação de que o senador Cássio Cunha Lima, também do PSDB, disse a investidores que Temer já caiu. É outro tiro forte contra o peemedebista.

Parte da cúpula do PSDB, refletindo um sentimento que cresce entre tucanos, está fritando e traindo Temer. Ao mesmo tempo, já está embarcando numa nova articulação, a favor de Rodrigo Maia, que também está se fortalecendo no Congresso.

Para reagir, Temer está tentando reunir os votos na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e no plenário da Casa a fim de derrubar a denúncia de Janot. Essa foi a estratégia reforçada por ele na reunião ministerial de quarta antes de viajar para a reunião do G-20 na Alemanha. Creio que ele fará esse movimento.

Se for derrotado, a tendência do STF deve ser aceitar a denúncia e abrir o processo por crime de corrupção passiva. Nesse caso, seria afastado da Presidência, daria lugar a Rodrigo Maia e esperaria ser julgado. O STF tem prazo de 180 dias para julgar. Se não terminar nesse período, Temer voltaria.

Mas obviamente o julgamento se encerraria antes. Nesse tempo, outras denúncias viriam. Logo, se perder na Câmara, Temer estará na prática fora do poder.

Nesse cenário, a única resposta política que poderia dar seria tentar propor a antecipação da eleição presidencial, o que a maioria dos tucanos não quer. Tampouco Rodrigo Maia, diante da possibilidade de virar presidente. O PSDB tem medo de eventual vitória de Lula, do PT.

Quanto mais Temer se enfraquecer, mais difícil será para ele ter cacife para liderar uma proposta de emenda constitucional a fim de haja diretas-já. O presidente está numa encarrascada política.

O temperamento e as atitudes tomadas até aqui indicam que Temer tentará resistir. Lutará para derrubar a denúncia de Janot. Mas a fritura do PSDB dificulta muito a ação de sobrevivência do presidente.

O atual presidente ainda tem cartas para jogar. Está com a caneta na mão. Tem apoio de boa parte da base parlamentar. Não está morto. Mas, se depender do PSDB e de Rodrigo Maia, está a caminho da forca.

*

Reformas e diretas-já

Há dúvida se Rodrigo Maia conseguirá votar a reforma da Previdência. Se Temer cair, haverá uma desorganização da atual base de apoio. O PSDB tem a tendência de achar que basta o aval do mercado financeiro e do empresariado para aprovar reformas econômicas. Se bastasse, as reformas teriam sido aprovadas faz tempo.

Certamente, Maia manteria a equipe econômica de Temer. Isso é um trunfo para ele, que também ser revelou um bom articulador político na presidência da Câmara e está jogando parado, emitindo sinais discretamente.

Mas haveria sequelas no Congresso que demorariam a ser curadas. E aconteceria forte contestação da oposição.

A ideia de antecipar as eleições, abraçada inclusive pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o que irritou tucanos, seria uma solução mais adequada. Há uma proposta de reforma política para acabar com a reeleição e recriar o mandato de cinco anos para presidente que está em tramitação na Câmara.

Um presidente eleito teria mais legitimidade e força para administrar o país. Mas essa possibilidade hoje é bem menor do que a de haver um acordo no Congresso para alçar Maia à Presidência. Está pintando um acerto parlamentar para alçar Maia à Presidência.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista