quinta-feira, 27 de junho de 2013

Contraponto 11.556 - "Exclusivo: plebiscito será em agosto; Lula vai comandar a luta"

.

27/06/2013 

 

Exclusivo: plebiscito será em agosto;
Lula vai comandar a luta

 

Do Tijolaço - 26 de Jun de 2013 | 22:08

 

Por Fernando Brito


É certo que na semana que vem – provavelmente já na segunda-feira, a Presidenta Dilma Rousseff  - mandará ao Congresso proposta convocando, ainda para o mês de agosto, o plebiscito que vai permitir que, diretamente, o povo decida sobre:

1- financiamento público de campanhas eleitorais, com a vedação de contribuições de empresas e limite (baixo) de doação para pessoa física;

2- voto por lista partidária possivelmente em dois turnos, o primeiro na legenda e o segundo em lista partidária

3- redução do número de parlamentares (proposta ainda em exame);

4- fim das coligações proporcionais;

Ainda não está fechado que serão apenas estes pontos – nestas horas, ninguém conta tudo – mas a tendência é que o número de perguntas não seja extensa.

A decisão de fazer a reforma por plebiscito foi tomada não pelo recuo em se fazer uma constituinte restrita, mas para evitar que o processo se protelasse além de 4 de outubro, um ano antes das eleições de 2014, quando a nova lei eleitoral deverá estar promulgada.

Para que isso não acontecesse, teria de ser revogado também o artigo 16 da Constituição, que define a anterioridade de leis eleitorais, detonando uma questão jurídica em torno da eficácia temporal  de  revogação de dispositivo constitucional,

O grande temor foi que se repetisse o ocorrido em março de 2006, quando a verticalização das eleições majoritárias – estabelecida por resolução do TSE – foi revogada por uma Emenda Constitucional aprovada pouco antes. O Supremo anulou a vigência da Emenda, com fundamento naquele artigo. Foram 9 votos a 2 pela derrubada e estavam lá muitos que ainda são atuais ministros do STF.

Vai ser extremamente difícil que o Congresso não retalhe em postas a proposta da Presidenta.

Essa luta tem de ser travada já,  enquanto os parlamentares estão sofrendo a pressão das ruas e se tornaram, subitamente “eficientes”, como provaram a votação dos royalties, da PEC 37 e, hoje, do agravamento das penas para o crime de corrupção.

Há um grande movimento para que Lula assuma o comando da campanha plebiscitária. Ele está totalmente disposto a isso,  cumprindo a promessa que fez, ao deixar o Governo, de que iria “lutar como um leão” para a aprovação da reforma política.

.

Um comentário :

  1. Tabuleiro: Direita ou Esquerda

    O Tabuleiro de xadrez é coisa chique, você tem um; Sabemos que é antigo, assim como desde antigamente é o retrato da sociedade, vamos entender.
    Torre: É a casa grande dos poderosos, lá planejam o movimento do povo.
    Cavalo: É onde o Poderoso está montado, Fortuna, Dinheiro, Propriedades.
    Bispo: Religiões, Políticos e Juristas, São os de sempre, como qualquer desumano falam mais não praticam o que falam.
    Rainha: É a barbei da sociedade, ligeira e dentro da alta sociedade.
    Rei: São os poderosos que na casa grande planejam a aquisição de novos cavalos.
    Peões: É o Povo, somos nós que vivemos à custa do que é dissidido nas Torres.
    Tabuleiro: Pais, as terras onde esta a casa grande.
    Engana-se quem acha que vai começar o jogo, não peões, no decorrer dos anos, foi incorporado ao jogo duas peças que influencia muito no resultado.
    Jogador: É a mídia, como é de se pensar todo o movimento no tabuleiro está na mão da mídia, acham exagero, pois é a mídia que movimenta os peões e por conseguinte as outras peças vão atrás para não morrerem.
    Torcedores: São os especialistas e peritos metidos a dar opinião como deve ser o jogo.
    Não quero ser um torcedor, Vamos ao Jogo: Existem as pedras Pretas (representa a direita) e Brancas (representa a esquerda). Ambas batalham pelo poder no tabuleiro. Neste já houve outras batalhas que resultou na chegada das pedras Verdes (ditadura), não foi bom para ninguém principalmente as brancas que tiveram muitas delas quebradas.
    A nós peões que somos em maior número, e como não sabemos as intenções do Jogador, não acreditamos no Bispo e não temos Cavalo para montar, nos resta uma saída, saber se queremos ser preto ou branco, descobrir as intenções do Jogador, descobrir as intenções de cada cor, trocar de bispo, não fazer o movimento dos torcedores, por que com torcida organizada fica mais difícil saber que bandeira carregar nas manifestações, veja se as Bandeiras nas manifestações são estas Plebiscito, Constituinte, reforma Política, Reforma Tributaria, Regulamentação do Jogador assim teremos conhecimento de suas jogadas erradas ou certas.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista