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14/10/2013
Ministro russo chega ao Brasil para propor produção conjunta do caça de quinta geração T-50
Do Esquerdopata - segunda-feira, 14 de outubro de 2013
A possibilidade que aventamos aqui no blog, outro dia, de participação
do Brasil no programa PAK-FA, tornou-se oficialmente concreta..
O Ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigú, que chega a Brasília
amanhã, irá propor ao Brasil, não apenas a compra dos caças Sukhoi
SU-35, mas também o desenvolvimento e a produção conjunta do caça T-50,
de quinta geração.
O projeto do T-50, do Programa PAK-FA, já conta com a participação da
Índia, que disponibilizou cerca de US$ 25 bilhões e espera obter a
versão de exportação do T-50 até 2018.
A Força Aérea Russa (FAR) receberá os primeiros T-50 de produção em série este ano, e comprará pelo menos 70 aeronaves.
O caça traz toda uma série de inovações para minimizar sua visibilidade
aos radares. E também novos materiais estruturais e revestimentos,
inteligência artificial, e componentes de hardware que elevam a
indústria aeronáutica russa a um patamar completamente novo.
Um dos destaques do T-50 são os novos polímeros de fibra de carbono, com
peso duas vezes menor do que o alumínio e quatro vezes menor que o aço.
Como mais de 70% do revestimento da aeronave é composto por novos
materiais, o resultado é um avião quatro vezes mais leve que os
construídos com material comum.
Além disso, o T-50 se destaca por uma visibilidade reduzida aos radares,
ópticos e infravermelhos. A área efetiva da superfície refletora da
aeronave é de 0,5 m2, enquanto a do Su-30MKI é de 20 m2. Isso significa
que, no radar, o Su-30MKI aparece como um objeto metálico de 5 por 4
metros, enquanto o T-50 tem uma imagem 40 vezes menor.
Dezenas de sensores colocados ao longo da fuselagem permitem controlar a
situação em torno da aeronave, e trocar informações, em tempo real, com
serviços terrestres e dentro de um esquadrão. Se não bastasse, um
“piloto automático” oferece ao piloto da aeronave várias opções de ação.
O T-50 é capaz de decolar e pousar em uma pista de 300 a 400 metros de
extensão.
O caça possui elevada capacidade de manobra e alto nível de
monitoramento. Um radar de matriz ativa faseada instalado na aeronave
permite ao piloto ver tudo o que acontece a uma distância de várias
centenas de quilômetros, e acompanhar vários alvos aéreos e terrestres
ao mesmo tempo.
O armamento é transportado dentro de compartimentos internos, como
exige a tecnologia Stealth. Esses compartimentos podem acomodar até oito
mísseis ar-ar do tipo R-77 ou duas bombas inteligentes de 1.500 kg. A
aeronave também pode levar em dois pontos duros sob as asas mísseis com
capacidade para atingir alvos a uma distância de 400 km.
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