terça-feira, 23 de agosto de 2016

Nº 19.791 - "Eugênio Aragão devolve honraria após Aeronáutica cassar título de Genoíno "

  .

23/08/2016 

 

Eugênio Aragão devolve honraria após Aeronáutica cassar título de Genoíno 



.



Jornal GGN – Em solidariedade à cassação de títulos concedidos pelas Forças Armadas a José Genoíno, condenado da ação penal 470 – mais conhecida como mensalão – o subprocurador da República e ex-ministro da Justiça Eugênio José Guilherme de Aragão enviou uma carta ao comandante da Aeronáutica devolvendo sua condecoração da Ordem do Mérito Aeronáutico, no grau de comendador, recebida em outubro de 2007.

No ofício encaminhado ao tenente brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, Aragão diz que é com muito pesar que abandona uma honraria que representa o reconhecimento de anos de trabalho, mas aponta que não poderia ignorar a situação de Genoíno.

“Não obstante todo apego afetivo e toda gratidão pela honraria a mim dispensada, tomei conhecimento, na data de ontem [22 de agosto], da exclusão do corpo de graduados especiais da Ordem de José Genuíno Neto, no grau de comendador. Independentemente do juízo que se formou na esfera judicial sobre o honrado cidadão mencionado, conheço-o e sua trajetória de muito amor pelo País, em prol da justiça social, das políticas inclusivas e da grandeza do Brasil no concerto das Nações”, disse Aragão.
“Poucos brasileiros tanto exerceram o patriotismo sincero, inclusive com elevado risco e sacrifício pessoal, como José Genoíno, pessoa correta e moralmente irretocável”, continuou.

“Tenho certeza que a história lhe fará justiça que estes tempos de crise e desamor com o avanço social lhe negam. Não vejo autoridade moral em ninguém que haja provocado essa iniciativa mesquinha, que não encontra nenhum amparo legal, estando sujeita, apenas, ao juízo discricionário da administração, conforme os respectivos decretos regulamentares”, pontuou.




Além de devolver a honraria e o diploma, Aragão solicitou sua exclusão, também, do corpo de graduados especiais da Ordem do Mérito da Aeronáutica. “(...) tomei essa decisão ao considerar que não posso participar de um quadro que excluiu esse gigante da política brasileira de seus graduados, por mais que outros possam, desconhecendo a pessoa de José Genoíno, lançar-lhe juízos injustos.”

Atendendo a um pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a Aeronáutica excluiu Genoíno e José Dirceu, condenado no mensalão e na Lava Jato, do Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Aeronáutico.

Segundo o jornal Correio Braziliense, a exclusão retirou de Dirceu o grau de Grande-Oficial. Já Genoíno perdeu a condecoração de comendador, a mesma concedida a Aragão. Genoíno e Dirceu também perderam honrarias concedidas pelas Forças Armadas. Em julho, eles já haviam sido excluídos da Ordem do Mérito Naval. Há três anos, perderam a Medalha do Pacificador, máxima condecoração dada pelo Exército.


___________________________________

PITACO DO ContrapontoPIG


Dirceu e Genoino: estas "honrarias" só  mancham as suas biografias.

Joguem-nas no lixo dos quartéis.

Honrarias válidas, só as oferecidas  pelo povo e pela história.

___________________________________

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista