sexta-feira, 5 de julho de 2013

Contraponto 11.623 - "A vergonha francesa"

.

  05/07/2013

A vergonha francesa

Do Tijolaço - 5 de Jul de 2013 | 00:04



 por Fernando Brito


O jornal francês Le Monde, nesta quinta-feira, explica de uma maneira extremamente simples e assustadora a falta de reação da França sobre a espionagem americana sobre os escritórios da União Europeia, que lidera ao lado da Alemanha.

Se as revelações sobre o  programa de espionagem Prisma EUA levantou um coro de indignação na Europa , na França, elas provocaram  pequenas reações. Por duas boas razões: Paris já sabia. E faz a mesma coisa.

Le Monde é capaz de provar que a Direção-Geral da Segurança Externa (DGSE, os serviços secretos franceses) coleta sistematicamente sinais eletromagnéticos gerados em computadores ou telefones na França, assim como os fluxos entre França e no exterior: todas as nossas comunicações são espionadas. Todos os e-mails, mensagens de texto, registros telefônicos, acesso a Facebook , Twitter , são  armazenados durante anos.

O jornal destaca que já é ilegal a espionagem voltada para supostas conexões internacionais realizada pela DGSE, mas acrescenta que “outros seis serviços de inteligência, incluindo a Direção Central de Inteligência Interna (DCRI), o controle alfandegário Tracfin e os organismos de combate à lavagem de dinheiro, têm acesso diário  aos dados de seu interesse”.

Pior, porém, que tudo isso é não ver uma voz libertária, um intelectual, um líder político, em quase parte alguma do mundo, levantar a voz contra isso. E ainda, quando algum deles não aceita tal ordem de coisas, ser tratado como criminoso, como foi o simples índio e Presidente boliviano, pela suspeita de estar protegendo um dos que denunciou este crime em escala planetária. O pré-colombiano Evo Morales é muito mais “civilizado” que as madames et monsieurs franceses que calam diante disso.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista