terça-feira, 9 de julho de 2013

Contraponto 11.650 - "Ex-ministro da Saúde defende médico 'especialista em gente' "



09/07/2013 

Ex-ministro da Saúde defende médico 'especialista em gente'

 

Da Folha - 09/07/2013 - 03h30 


DE SÃO PAULO 

O cardiologista e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, que preside uma comissão que auxiliou o governo na formulação do projeto para a mudança do ensino médico, defende a proposta apresentada ontem pela presidente Dilma mas afirma que não conhece a versão final. 

No Reino Unido, residência dura dois anos; curso leva cinco Surpreendidas, entidades médicas dizem que medidas são arbitrárias Análise: Não se faz saúde só com médicos, mas com condições adequadas 'Não pode ser à força', diz professor da USP sobre mudança no ensino Mudança no curso de medicina pegou de surpresa as universidades
 
Para Jatene, o ensino médico está formando candidatos à residência médica, com muito ênfase às especializações e alta tecnologia. "O médico precisa se transformar num especialista de gente." (CLÁUDIA COLLUCCI)



Folha - O que o sr. achou das mudanças propostas para a mudança do ensino médico?
Adib Jatene - O ensino médico está formando candidatos à residência médica. Isso estimula a especialização precoce. Precisamos formar um médico capaz de atender a população sem usar a alta tecnologia. O médico precisa se transformar num especialista de gente. 



Zanone Fraissat/Folhapress
Adib Jatene, presidente de comissão que ajudou na formulação do projeto para mudança do ensino médico, defende Dilma
Adib Jatene, presidente de comissão que ajudou na formulação do projeto para mudança do ensino médico, defende Dilma
 
E como ficará a supervisão?
 
É a própria faculdade de medicina que cuidará disso. A proposta [original] é que ele fique dois anos no Estado que se formou, supervisionado pela faculdade. A escola vai fazer parte do sistema de saúde, não simplesmente dar o diploma. Com telemedicina e teleconferência fica fácil. 

O sr. foi consultado sobre isso?
 
Vínhamos trabalhando nessa proposta, mas não sabíamos que já seria anunciada. O ministro Mercadante me telefonou dizendo que a presidenta Dilma iria anunciar, mas não deu maiores detalhes. Mas parece que está está dentro dos princípios.

A proposta era mesmo de aumentar para oito anos? 


Sim. Quando me formei em medicina, em 1953, o curso já era de seis anos, e o conhecimento era muito pequeno. Hoje é colossal e o curso continua de seis anos.

E em relação à política para fixar médicos no interior?
 
Municípios pequenos deveriam integrar um consórcio para uso de alta tecnologia. Precisam, porém de um médico polivalente, que atenda de parto a uma emergência. 


________________________


PITACO DO ContrapontoPIG


1 - Falou quem sabe. Depois de tanta baboseira falada por médicos de elite, temos afinal uma opinião abalizada sobre o assunto. Pra que tantos especialistas? O que se necessita é de médicos  especialistas em gente!

2 - Este é o exemplo clássico da noticia adversativa dada normalmente pelo PIG : ..."Adib Jatene, que preside uma comissão que auxiliou o governo na formulação do projeto para a mudança do ensino médico, defende a proposta apresentada ontem pela presidente Dilma mas afirma que não conhece a versão final."

Tem sempre um  mas, se a noticia for favorável ao governo.


________________________
.

Um comentário :

  1. Diga-se de passagem, que o DR. ADIB JATENE foi ministro no governo FHC e autor do projeto da CPMF aprovado naquele governo e que veio a renunciar ao cargo porque os recursos da CPMF eram desviadas da saúde para cobrir o déficit fiscal do governo. Que durante a votação no congresso que extinguiu a CPMF foi aos parlamentares numa peregrinação inglória pra a sua preservação por considerar que no governo LULA esse imposto atingia a os seus objetivos. Mas como sabemos, a oposição e alguns picaretas aliados do governo, para enfraquecer o governo, conseguiram extinguir a CPMF e a comemoraram com uma festa de insensatez.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista