quinta-feira, 7 de maio de 2015

Contraponto 16.670 - "O pobre está mais perto, peguem as panelas"

.
07/05/2015

O pobre está mais perto, 
peguem as panelas

É o pavor da aproximação do pobre.


Conversa Afiada - 07/05/2015




O Conversa Afiada reproduz artigo enviado pelo amigo navegante Walter Ferreira ao e-mail georgia@conversaafiada.com.br:


O POBRE ESTÁ MAIS PERTO, PEGUEM AS PANELAS



Segundo a psiquiatria, peniafobia é o medo da pobreza. E sendo a maioria das fobias o medo de ser aquilo do qual se tem medo, peniafobia é o medo inconsciente da pobreza por aquele que tem medo de ser/ficar pobre.

Quando a classe média brasileira (parte dela) vai para as varandas de seus apartamentos em bairros ricos de Rio e São Paulo fazer panelaço é porque demonstra o pavor que está sentindo da aproximação do pobre. O pobre está mais perto. O pobre está frequentando o mesmo aeroporto, a mesma loja, o mesmo ambiente… São estranhos. Têm maneiras diferentes. E se aproximam cada vez mais. A sensação é a de estar tendo pesadelos com o filme “A volta dos mortos-vivos”.

Vivemos um momento de início do fim do nosso apartheid social no Brasil? Os governos de Lula e Dilma incomodam tanto a classe média alta (parte dela) por reestruturarem o antigo modelo social de castas no Brasil? O pobre está mais perto? A classe média alta (parte dela) está respondendo de suas varandas chiques. E está dizendo que sim.

Claro que, rico protestando de varanda com panela na mão é caricato, ridículo, engraçado. O protesto do panelaço é esvaziado de efetividade, esvaziado de debate político. Só chama a atenção da sempre golpista Globo, de mais ninguém. Esse panelaço é ilegítimo porque é mero esperneio, chororô de eleitor de candidato derrotado democraticamente nas urnas. O povão do Brasil profundo nem está ligando para os ricos incomodados. O povão do Brasil profundo está em paz. Tem uma natureza de paz. E anti-golpista.

A desigualdade faz o glamour daqueles que se acham. Sofrem por anteverem um futuro onde haja mais igualdade social, econômica. Apelam porque sofrem. E me convencem de que, se estão incomodados é porque Lula e Dilma fazem governos populares, voltados para o povo. Fazem esse pobre se aproximar.

Se a elite está tão insatisfeita assim, me dá a certeza de que votei certo.



Em tempo: esse Bessinha …


Leia também:

Panelaço parcial ? Eu dispenso !

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista