quarta-feira, 13 de maio de 2015

Contraponto 16.716 - "A amante de Youssef e a profecia de Spengler"

.
13/05/2015

A amante de Youssef e a profecia de Spengler


Cafezinho - 13 maio 2015



Miguel do Rosário


Recorto lá do Tijolaço, de um belo e dolorido post do Fernando Brito, a referência a um trecho dodepoimento da ex-amante de Youssef à CPI da Petrobrás.

Como, noutra esfera, uma doleira, mulher por quase dez anos do “bandido profissional” Alberto Youssef, sente-se à vontade para elogiar o juiz que a prendeu, exibir o traseiro para mostrar onde carregou o dinheiro e fazer a defesa – chega a doer ler isso – do que, na sua abalizada opinião, deva ser a “cruzada da moralidade”:

“Se for necessário que haja recessão, que haja desemprego, que haja tudo isso, para acabar com essa corrupção, poxa vida! Vamos lá. Enquanto não cortarem o mal pela raiz, vai continuar.”

*

Me recuso a comentar a opinião de alguém que acha que recessão e desemprego vão “acabar com a corrupção”.

Entretanto, é uma opinião que diz muito sobre os tempos atuais. A mídia efetivamente produziu uma multidão de zumbis psicóticos, dispostos a destruir o país se os jornais assim lhes ordenarem.

Isso me lembra o trecho de um livro que já foi um clássico, O declínio do Ocidente, de Oswald Spengler, sobre o aparecimento da imprensa moderna. Pessimista, Spengler afirma que a imprensa surgiu para facilitar a manipulação das consciências. Antes dela, os reis tinham que apelar aos fuzilamentos para convencer os trabalhadores a se engajarem em suas guerras. Com o advento da imprensa, cria-se facilmente ondas de opinião em favor das guerras, levando os cidadãos a se encaminharem, alegres e submissos, na direção do abismo.

Tanto é assim que as piores guerras da humanidade se deram já num ambiente de modernidade, onde os ódios políticos eram manipulados por uma imprensa cínica e corrompida. Como é a imprensa brasileira hoje.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista