15/07/2013
Apesar da pressão, Celso deverá dizer sim aos infringentes
Do Tijolaço - 14 de setembro de 2013 | 05:52
por Fernando Brito
Levantamento feito pela Folha nesta sexta-feira, junto aos ministros do Supremo, e publicado neste sábado, confirma que Celso de Mello votará em favor dos embargos infringentes, apesar da monstruosa pressão midiática para que ele mude sua posição.
Naturalmente, esta informação só poderá confirmada 100% após o voto efetivo do ministro, na quarta-feira que vem. O desespero da mídia em pôr um ponto final logo na Ação Penal 470, e oferecer aos espectadores imagens de Dirceu algemado sendo conduzido a um presídio, é tão grande que ela será capaz de tudo para convencer Celso de Mello. Sabe-se lá o que planejam para os próximos dias.
Mas o ministro se encontra numa situação que dificilmente poderá contornar. No início do julgamento, a maioria dos réus solicitou que fosse julgada em primeira instância, porque não gozava de foro especial, e não queria perder o direito de apelar para uma segunda instância. Celso de Mello negou o pedido alegando que os réus teriam sim uma segunda instância de julgamento, os embargos infringentes.
Está certo que não se trata de novo julgamento, visto que os réus podem mudar apenas alguns pontos. Mas só a possibilidade de alongar o debate, trazendo à público informações até hoje sonegadas, como as provas de que os recursos da Visanet foram devidamente usados, já constitui uma pequena vitória democrática contra a sanha vingadora da grande mídia.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista