quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Contraponto 12.250 - "Celso de Mello e a senhoridade perdida"

 . .

19/09/2013 

 

Celso de Mello e a senhoridade perdida



Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso trouxeram seriedade ao Supremo Tribunal Federal (STF), somando-se ao isolado Ricardo Lewandowski. É o que explica a mudança de atitude de Celso de Mello.

Do tribuno irresponsável, falando para a mídia - ao comparar partidos políticos ao PCC -, recobrou a dignidade na oração a Joaquim Barbosa e, ontem, na admissão dos embargos infringentes. Mesmo com o pedido de desculpas no final.

É um camaleão que se amolda ao ambiente. Não possui a malandragem de Luiz Fux, a hipocrisia de Marco Aurélio de Mello - que escolhe o momento de jogar ou não para a turba -, nem a arrogância de Gilmar Mendes ou Joaquim Barbosa. Mas também não recorre ao retraimento complexado das Ministras e de Dias Toffolli, posto que tem conteúdo e opinião.

Mas está léguas de distância da personalidade dura e seca de Teori, da personalidade firme e sem demagogia de Lewandowski ou a personalidade de rapapés, mas sem abdicar dos princípios, como  Barroso.

Em economia, é o que se poderia considerar de pro-cíclico. Quando o ambiente tende para o deboche, debocha - sem perder a solenidade. Quando tende para o ritual, arruma a toga e torna-se novamente sério.

Há uma nova competição instalada no STF, uma nova estatura. Mas ainda tendo como contrapeso o inacreditável Luis Fux, novo relator da AP 470.

Não irá mudar em um centímetro a severidade incontrolável do decano. É provável que pague o óbulo tornando-se mais severo ainda.

Mas, pelo menos, a nova postura mostrará o respeito mínimo que a mais alta corte exige.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista