domingo, 22 de novembro de 2015

Contraponto 18.217 - "Novos escândalos aéreos de Aécio podem esquentar o caso Cláudio"

Minas 247 - O deputado estadual Rogério Correia (PT) protocolou novos documentos à Representação de uso indevido de aeronaves, por parte do então governador Aécio Neves (PSDB).

Ao mesmo tempo, nesta segunda-feira (23), o Conselho Superior do Ministério Público julgará o destino do inquérito do aeroporto de Cláudio, construído em terras do tio do senador tucano.

O inquérito sobre o caso foi instaurado em março de 2009, porém sua tramitação ficou paralisada por quatro anos. Em fevereiro de 2014, a Promotoria determinou o arquivamento dos autos, porém, com a série de denúncias ocorridas durante a campanha eleitoral de 2014 sobre o aeroporto de Cláudio, a própria Promotoria pediu a volta dos autos.

Após uma série de diligências, foi novamente determinado o arquivamento dos autos do inquérito, agora englobando a pista de pouso no município de Montezuma, aonde familiares do senador mantêm propriedades rurais em sua proximidade.

Outras reportagens de diversos veículos vêm denunciando irregularidades em voos oficiais que Aécio realizava ou liberava a realização enquanto governador.

Uma matéria do Diário Centro do Mundo (leia aqui) listou os “empréstimos” de aeronaves de Minas que o senador realizou para pessoas de seu ciclo social, como o ex-dono do grupo Abril Roberto Civita e o apresentador Luciano Huck.

Os atos infringem um decreto de 2005 que esclarece que as aeronaves do governo de Minas Gerais dispõem “ao transporte do governador, vice-governador, secretários de Estado, ao presidente da Assembleia Legislativa e outras autoridades públicas” e serve “para desempenho de atividades próprias dos serviços públicos”.  Além disso, 110 das 1430 viagens listadas aconteceram com pouso ou decolagem em Cláudio.

O julgamento será composto por 11 membros, sendo dois natos, nomeados pelos ex-governadores Antônio Anastasia e Alberto Pinto Coelho, e por mais 9 membros eleitos pela classe.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista