segunda-feira, 3 de julho de 2017

Nº 21.720 - "3 meses grátis de aluguel. Entendeu que a 'desinflação' é recessão?"

.

03/07/2017

3 meses grátis de aluguel. Entendeu que a “desinflação” é recessão?


Do Tijolaço · 03/07/2017


3mgratis


POR FERNANDO BRITO


A manchete de O Globo hoje é para guardar e usar em aulas básicas de economia, até no Ensino Médio.

Serve para ensinar o método mais imbecil de reduzir a inflação: acabando com a demanda.

Quem quer morar, não pode pagar. Então, amontoa-se na casa dos pais, vai morar com a sogra, e não se torna consumidor de tudo o que se precisa numa casa.

Quem quer alugar, não consegue, e perde renda que viraria consumo ou, até, se mete em dívidas para poder pagar IPTU e condomínio sem poder tirar isso das suas contas domésticas.

Ou, se ia vender, não consegue, a não ser que ofereça o imóvel na bacia das almas. E se não comprar imóvel, não se constroem novas casas e apartamentos  e a venda de materiais de obras civis e o emprego na construção caem, caem, caem.

Já contei aqui de um caso do qual tenho conhecimento pessoal: um prédio de apartamentos no bairro carioca da Tijuca foi lançado ano ano passado e os poucos compradores (10% do total das unidades) foram chamados este ano para receber de volta a entrada, porque a imobiliária desistiu da construção.

A equipe “dos sonhos” da economia produz o milagre do cavalo do inglês que, dogmático, havia lido um tratado sobre como treinar um cavalo para comer cada vez menos. De fato, durante algum tempo, as despesas com ração e capim se reduziram até, claro, que o cavalo morreu.

O como o pobre do cavalo está fraco, fraco, guardando suas poucas forças para catar qualquer fiapo de capim que ainda sobre na baia, ele não escoiceia o inglês.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista