domingo, 29 de janeiro de 2017

Nº 20.807 - "Sob Temer, os mais pobres desistem do celular"


..
29/01/2017

Sob Temer, os mais pobres desistem do celular



Brasil 247- 28 de Janeiro de 2017


Brazil Photo Press/CON


Tereza Cruvinel


A recessão da era Temer-Meirelles já ampliou o desemprego, tirou o Bolsa-Familia de 1,5 milhão de famílias, reduziu o acesso aos planos de saúde, ao ensino privado e aos aviões, cortou milhares de aposentadorias por invalidez e auxílios-saúde.

Agora, mais uma revelação sobre o retrocesso social: os brasileiros estão falando menos ao célular, depois do exuberante crescimento do número de linhas e aparelhos no país nos últimos anos.  Em 2016 houve uma redução de 5,33% na base de clientes das telefônicas, com perda de 13,747 milhões de linhas.  Segundo a Anatel, esta involução na conectividade dos brasileiros foi mais acentuada nas regiões Norte e Nordeste.

Os mais pobres, que sempre se valeram mais de linhas pré-pagas, foram os que mais desistiram do celular, com uma redução de 10,7% no número de linhas ativas.   Quando um usuário cadastrado deixa de alimentar seu celular com créditos por período prolongado, tem a linha desligada pela operadora, acabando com a modalidade “pai de santo”, o celular que só recebe chamadas e nada rende para as telefônicas.  A modalidade pós-pago, mais utilizada pelas camadas de maior renda, até passou por uma expansão moderada. Oi, Claro e Tim foram as que mais perderam clientes, enquanto a Telefônica Vivo manteve sua base estável.  O número de celulares fixos continuou caindo, mas esta é uma tendência mais ditada pela tecnologia do que pela crise.


Tereza Cruvinel. Colunista do 247, Tereza Cruvinel é uma das mais respeitadas jornalistas políticas do País
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista